sexta-feira, 23 de abril de 2010

São Paulo

O estado que abriga 645 municípios foge do óbvio e movimenta muito além da economia


São Paulo tem muitas faces e fases. Não pode ser definida como terra disto ou daquilo, visto que abriga produções agrícolas e industriais, arte moderna e artesanato tribal, arranha-céus e cachoeiras, praias e montanhas, selva de pedra e floresta... E tantas outras supostas contradições. É o estado do complemento. Quem vive o corre-corre da área metropolitana encontra paz no interior tradicional ou no litoral moderno, ainda preservado.
Os dotes culinários são ponto forte da terra dos bandeirantes, seja nas cozinhas internacionais da metrópole, seja nos fornos a lenha das fazendas. São Paulo tem história, memória guardada em museus, nos causos de quem vê o estado se expandir para além das próprias fronteiras. As festas do campo, como a do peão de Barretos, invadem a Grande São Paulo, e as raves de Sampa buscam espaço em cidades do interior. É o diálogo que enriquece e aproxima os municípios.
Riquezas naturais comprovam a fertilidade do solo, seja para as flores de Holambra, seja para os frutos de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí... As águas aqui também são mágicas e movimentam o turismo em Lindóia, Serra Negra e Socorro.
Quem busca aventura pode se divertir por entre as cachoeiras, montanhas e rios de Brotas ou Piracicaba, ou então aproveitar as trilhas de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Na praia ou no campo, o que não falta são alternativas para entrar em contato com a natureza.
Interagir é a palavra de ordem na metrópole. Tudo é rápido, sim, menos o trânsito. Nem mesmo o congestionamento para a maior economia do país. Entre os tons cinza, diversas etnias se misturam e revelam a principal característica da cidade grande: diversidade.
Atualizado em 10/2009
http://viajeaqui.abril.com.br/america-do-sul/brasil/sao-paulo-504196.shtml

Nenhum comentário: