sexta-feira, 9 de abril de 2010

Análise de texto:
"Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que as minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro da minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra." Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi (1869-1948), líder pacifista indiano, difundia a resistência pacífica ao domínio britânico na Índia e a não-violência como forma de luta.

Analise o texto e responda: Como as palavras de Gandhi reforçam a idéia de que diferenças culturais não significam, necessariamente, conflito?
1- A partir do texto, faça uma redação sobre a importância da tolerância religiosa e de uma sociedade culturalmente diversificada.
2- O que são minorias nacionais e que fatores podem desenvolver conflitos entre nacionalidades?
3- Qual a relação entre colonialismo e conflitos étnicos no mundo atual?
4- Leia as afirmativas abaixo e relacione-as, no seu caderno, aos seguintes conflitos: Oriente Médio,
Afeganistão, Ossétia do SuI, Chechênia e Daguestão, Iraque.
a) Passou de aliado dos EUA a inimigo, tendo provocado a Guerra do Golfo ao invadir o Kuwait.
b) 0 regime do Talibã foi deposto por uma ação militar dos EUA.
c) Repúblicas russas do Cáucaso, onde separatistas querem a formação de um Estado islâmico independente.
d) Teve seu território e população divididos entre Rússia e Geórgia.
e) Conflito que se prolonga desde 1948,(quando a ONU dividiu a Palestina) envolvendo países da Ásia e da África.

Nenhum comentário: