sexta-feira, 9 de abril de 2010

Industrialização Brasileira

Exercícios e Análise de texto.

1- (UNESP) O grande desenvolvimento industrial que afetou o Brasil, a partir de 1960, foi responsável por uma série de conseqüências. Entre as cinco alternativas, uma é incorreta. Qual é?
a) Melhor distribuição de renda à população
b) Grande êxodo rural
c) Aumento da taxa de urbanização
d) Mecanização da agricultura
e) Crescimento das favelas nos grandes centros urbanos
2- (PUC-RS) Assinale a alternativa correta com base nas afirmações a seguir referentes à dívida externa brasileira.
I -Um dos fatores da dívida externa brasileira é o alto custo das importações de bens de capital aliado à instabilidade de preços dos produtos agrícolas ex- portados:
II -As importações de equipamentos vinculados a empréstimos obtidos no exterior contribuem para a dívida externa do Brasil.
III -As exportações de produtos agrícolas e de minérios não têm nenhuma relação com a dívida externa brasileira.
IV -A exportação de produtos industrializados contribui para o aumento da dívida externa do Brasil.
São corretas as afirmativas:
a) I e II d) II, III e IV
b) I e IV e) todas
c) I, II e III
3- (Mack) (Mack) A respeito do “milagre econômico” do governo Médici (1969-1974), são feitas as afirmações seguintes.
I. O “milagre” representou um período de altas taxas de crescimento do PIB (de até 14%), com avanços extraordinários na indústria, na agricultura e no comércio.
II. A política econômica baseou-se, simultaneamente, na concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias e na imposição do arrocho salarial aos trabalhadores.
III. Os avanços econômicos conduziram o Brasil à situação de oitava economia mundial, condição amplamente utilizada como propaganda pelo regime militar.
Assinale:
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas III é correta.
d) se apenas I e II são corretas.
e) se I, II e III são corretas.

4- (Ufpr) Refletindo sobre a dinâmica que marcou as etapas da industrialização brasileira, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(  ) Ainda sob o governo de Getúlio Vargas, o estado brasileiro assumiu um importante papel na industrialização brasileira, ao criar as companhias estatais de infra-estrutura e as indústrias pesadas necessárias ao nosso desenvolvimento.
(  ) Juscelino Kubistcheck redirecionou o modelo industrial brasileiro durante seu governo ao abrir o país para a entrada das indústrias leves multinacionais, como por exemplo no setor automobilístico.
(  ) Durante o regime militar, o projeto de desenvolvimento econômico brasileiro voltou a apoiar-se majoritariamente na iniciativa privada e nacional. A prioridade dos militares era evitar o endividamento externo e direcionar investimentos à educação e à saúde.
(  ) A partir dos anos 90, o Brasil passou a seguir fielmente os fundamentos do neoliberalismo, e assim promoveu a diminuição da participação do Estado nas atividades econômicas e industriais brasileiras, através de um amplo programa de privatizações no setor infra-estrutural e de indústrias de base.
(  ) Atualmente, as multinacionais controlam a maioria do mercado no setor das indústrias leves; já no
setor dos bens de produção ainda é vetada qualquer participação da iniciativa privada. A seqüência correta é:
a) F - F - V - F - V
b) F - F - V - V - V
c) V - V - F - F - V
d) F - V - V - V - F
e) V - V - F - V - F

Responda:
5- Explique a afirmativa:
“As indústrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e as atividades terciárias apresentam um lado moderno e outro marginal.”

6- Como podemos caracterizar a industrialização do nosso país? Qual setor industrial foi priorizado no governo de Vargas?

7- Faça uma crítica ao desenvolvimento industrial ocorrido no Brasil durante o governo de Juscelino Kubitscheck.

8- Quais as razões da oposição à tentativa de Goulart de implantar as reformas na sociedade brasileira?

9- O que foi o Plano Salte? Quem instituiu este plano?


Leia o texto abaixo e responda as questões 3 e 4.
O conceito de Megalópole

O termo "megalópole" foi amplamente utilizado desde o aparecimento do livro a que demos esse título, e que foi publicado em Nova York, em 1961. Além de designar a região que vai de Boston a Washington, estudada como protótipo da urbanização moderna, megalópole veio a significar certos aspectos específicos do atual processo de crescimento urbano. Três pontos pelo menos merecem ser cuidadosamente considerados no conceito de megalópole. Primeiro, oferece a demonstração em escala gigante do poder avassalador das grandes cidades modernas que se estendem (...) em torno dos núcleos densamente construídos. Segundo, tão vastas regiões urbanas concentram uma população muito grande. (...) Terceiro, a concentração também se desenvolveu no seio da megalópole, já que esta contém cinco grandes cidades: Nova York, Filadélfia, Boston, Baltimore e Washington. São áreas metropolitanas, com milhões de habitantes cada uma. (...)
O ambiente da megalópole pode ser chamado completamente de artificial, feito pelo homem, mesmo em suas partes rurais (...) Em 1900, metade de toda a produção industrial dos Estados Unidos se localizava nos atuais limites da megalópole. Mas agora esta região tem apenas um quarto da capacidade manufatureira do país e a proporção tende a declinar. (...) As concentrações de trabalhadores nos centros das grandes cidades megalopolitanas não consistem principalmente de trabalhadores manuais, mas sim cada vez mais e já predominantemente de trabalhadores categorizados, empregados de escritório, laboratórios. (...)
(Gottmann,Jean. “A urbanização e a paisagem americana: o conceito de megalópole.” In:Geografia humana nos Estados Unidos. Rio de Janeiro, Fórum Editora.).

1. A noção de megalópole remete:
a. ao crescimento de várias cidades vizinhas, que passam com o tempo a formar um único aglomerado urbano, uma conurbação.
b. a uma área superurbanizada, onde num reduzido espaço (em relação às proporções do país) existem várias cidades com mais de I milhão de habitantes com uma enorme concentração demográfica e de recursos econômicos.
c. a cidades como Nova York, Londres, Paris ou Moscou, conhecidas internacionalmente.
d. a um ambiente qualquer artificial, feito pela ação humana.
e. a uma política de planejamento urbano integrado.

2. Apesar de o conceito de megalópole ter sido elaborado para se referir a essa área que vai de Boston a Washington, na porção nordeste dos EUA, vários autores passaram a aplicá-lo a outras regiões superurbanizadas, onde há igualmente enormes concentrações econômicas e demográficas. Cite um exemplo de megalópole.

Um comentário: