quarta-feira, 28 de março de 2012

Fossas Marianas





A Fossa das Marianas é o local mais profundo de todos os oceanos. Com uma profundidade aproximada de 11.034 metros é um dos locais menos conhecidos do mundo.



Se o monte Everest fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros para alcançar a superfície.

O relevo submarino, ao contrário do que pode parecer é muito acidentado. Os principais componentes deste relevo são: a plataforma continental, uma parte, ou extensão do continente que está sob o mar até o talude; o talude por sua vez, é a depressão entre o continente e o mar; as planícies abissais, grandes planícies submarinas; e as cordilheiras meso-oceânicas, ou dorsais oceânicas, imensas montanhas submersas resultantes do movimento das placas tectônicas. Este mesmo movimento, quando em sentido convergente dá origem a profundas fendas no assoalho oceânico, são as fossas abissais, como a Fossa das Marianas.


A Fossa das Marianas teria se formado há mais ou menos 6 e 9 milhões de anos atrás na região de encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Pacífico, próximo a região das Ilhas Marianas.



http://www.infoescola.com/oceanografia/fossa-das-marianas/

Um comentário:

Carlos disse...

EXISTEM COMENTARIOS QUE ALIENS CRIARAM OS DINOSSAUROS
TAMBEM EXISTE UMA TEORIA QUE UMA RAÇA DE SAURIANOS ( DINOSSAUROS QUE EVOLUIRAM ...TALVEZ OS VELOÇIRAPTORS E VIVEM MAIS FUNDO AINDA À CERCA DE 12 MIL METROS ABAIXOS DAS FOSSAS DESDE ANTES DO PERIODO PRÉ - CRETACEO.
E SE VOÇE QUISE LEVAR UM SUSTO OU SE SURPEENDER DIGITE: WWW.PERIODO PRÉ-CRETACEO E VERA QUE O RESULTADO DA PESQUISA APARECE DE MONTE COMO: EXPLOSAO DE VIDA SUBMARINA NO PERIODO PRE CRETACEO.
É MUITO INTERESSANTE