terça-feira, 13 de março de 2012

Volta das sacolinhas não agrada moradores em Jundiaí, SP

13/03/2012

Decisão veio de um acordo entre MP, supermercado e Procon.
Para muita gente, a volta das sacolinhas não ajuda na conscientização.


As sacolinhas estão de volta à natureza. No começo do ano, um acordo entre os supermercados de todo o estado de São Paulo colocou fim a distribuição de graça das sacolinhas.

No lugar eram vendidas, à R$ 0,19, sacolas biodegradáveis, feitas à base de amido de milho, que não poluem o meio ambiente. Só que no dia 3 de fevereiro, o Ministério Público entendeu que o consumidor ainda não tinha criado o hábito de buscar alternativas para levar às compras pra casa, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

Por isso era necessário um tempo até que todos se acostumassem. Então foi feito um termo de ajustamento de conduta entre supermercados, Ministério Público e Procon, onde as sacolinhas passaram novamente a ser entregues de graça, até o dia 4 de abril.

Só que em Jundiaí, no interior de São Paulo, essa decisão foi encarada como um retrocesso. Até por que, um ano antes de ter sido feito o acordo estadual, os supermercados da cidade, já haviam retirado de circulação as sacolinhas plásticas, feitas de petróleo.

Mais de 20 milhões delas deixavam de poluir o meio ambiente por mês. Para muita gente, com a volta das sacolinhas, parte do processo de conscientização veio parar no lixo.
Seja nos caminhões de lixo ou até mesmo pelas ruas, as sacolas plásticas continuam poluindo o meio ambiente. A distribuição de graça, novamente nos supermercados, tem deixado o consumidor confuso.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/03/volta-das-sacolinhas-nao-agrada-moradores-em-jundiai-sp.html

Nenhum comentário: