sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ONU anuncia fim do estado de fome na Somália após seis meses

03/02/2012
DA FRANCE PRESSE

A ONU anunciou nesta sexta-feira o fim do estado crítico da fome na Somália, mais de seis meses depois de ter anunciado a situação no país.

O órgão internacional advertiu, entretanto, que quase um terço da população ainda precisa de ajuda alimentar em caráter de emergência para não morrer por conta da desnutrição.

"As Nações Unidas declaram o fim das condições de fome na Somália", afirma um comunicado do FSNAU (Serviço de Análises sobre a Segurança Alimentar na Somália da ONU).

A situação de fome foi declarada pela ONU nas primeiras regiões do sul da Somália em 20 de julho do ano passado, após uma seca intensa que se somou aos devastadores efeitos da guerra civil no país do Chifre da África, privado de um governo central desde 1991.

Apesar de tardia, a mobilização da comunidade internacional e uma temporada de chuvas muito forte permitiram inverter a tendência, de acordo com a organização.

A crise da fome se espalhou pelo Chifre da África (noroeste do continente) também por conta da pior seca em várias décadas na região, e afetando também Etiópia, Quênia e Djibuti.

Dai Kurokawa - 19.jan.12/Efe

Imagem de arquivo mostra crianças somalis esperando para receber comida na capital, Mogadício, em janeiro
Imagem de arquivo mostra crianças somalis esperando para receber comida na capital, Mogadício, em janeiro

Nenhum comentário: