quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comboio de Ban Ki-moon é recebido a sapatadas na Faixa de Gaza

Palestinos protestam contra visita do chefe da ONU, que se negou a receber familiares de presos
02 de fevereiro de 2012

CIDADE DE GAZA - O comboio que levou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nesta quinta-feira, 2, a Gaza foi atacado por dezenas de palestinos que lançaram sapatos e cadeiras de plástico na entrada do território palestino, informaram testemunhas.

No mundo árabe, jogar sapatos contra uma pessoa significa desprezo. A agressão contra o carro em que viajava Ban e os veículos que o escoltavam ocorreu após passar pela passagem de fronteira de Erez, no norte da faixa, em um incidente em que ninguém ficou ferido.

O comboio seguiu seu caminho em direção à localidade de Khan Yunis, no sul do território. A previsão era que Ban inaugurasse uma obra financiada pelas Nações Unidas na localidade.

Dezenas de familiares de palestinos presos em prisões israelenses se reuniram no início da manhã nos arredores da passagem de fronteira para protestar contra a visita, depois que Ban se negasse a receber familiares de réus e de palestinos mortos em ataques do Exército israelense.

O secretário-geral da ONU faz uma viagem de dois dias a Israel e aos territórios palestinos ocupados para tentar convencer as partes a retornar à mesa de negociação e retomar o diálogo de paz que permanece estagnado desde setembro de 2010.


http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,comboio-de-ban-ki-moon-e-recebido-a-sapatadas-na-faixa-de-gaza,830405,0.htm

Nenhum comentário: