sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Onda de frio na Europa causa a morte de 220 pessoas

03/02/2012
DA FRANCE PRESSE

Ao menos 220 pessoas morreram na Europa em consequência da atual onda de frio, principalmente no leste do continente, onde só a Polônia e a Ucrânia registraram um total de 138 mortes nas últimas semanas.

Na Rússia, onde as temperaturas se situavam por volta dos -25ºC em Moscou e rondavam os -50ºC em Yakutia (Sibéria oriental), as autoridades contabilizaram 64 mortos de frio desde 1º de janeiro, segundo o Ministério da Saúde, citado nesta sexta-feira pela agência Interfax.

Há uma semana, uma onda de frio atinge a Europa central e oriental, provocando dezenas de vítimas, sobretudo na Ucrânia, Polônia e Romênia.

Ao menos 101 pessoas morreram por causa do frio que atinge a Ucrânia desde 27 de janeiro, indicou nesta sexta-feira o Ministério de Situações de Emergência ucraniano em um comunicado.

O governo indicou que as temperaturas não devem aumentar imediatamente, com temperaturas mínimas noturnas entre os -25ºC e os -30ºC, e diurnas entre -16ºC e -21ºC.

O frio deixou outras oito vítimas na vizinha Polônia, onde as temperaturas caíram até os -35ºC no sudeste. No total, desde sexta-feira (27), 37 pessoas morreram de hipotermia, segundo a polícia. No inverno boreal passado, 212 pessoas morreram de frio na Polônia.

Victor Drachev - 2.fev.12/France Presse
Mulher observa o frio do lado de fora através da janela coberta de gelo de um ônibus na Belarus
Mulher observa o frio do lado de fora através da janela coberta de gelo de um ônibus na Belarus

Na Romênia, foram registrados mais dois mortos nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 24 desde o dia 26 de janeiro, segundo o ministério da Saúde.

Na Sérvia, que marca temperaturas de -36ºC, o frio deixou sete mortos no fim de semana e milhares de pessoas seguem bloqueadas em povoados isolados pelas fortes quedas de neve. Os serviços de resgate tentavam fornecer ajuda aos mais isolados.

MORADORES DE RUA

Na Bulgária, foram registrados mais seis mortos, homens de 52 a 66 anos, indicou a imprensa nesta sexta-feira. O total de vítimas chega a 16, segundo a agência de notícias France Presse, em um momento em que não há informações oficiais.

A maioria dos mortos no país, o mais pobre da UE (União Europeia), são pessoas idosas que se perderam nos arredores de seu povoado ou esperando um ônibus.

Na República Tcheca, um homem de 59 anos foi encontrado morto na quinta-feira fora de sua casa, em um povoado do sudeste do país. A polícia acredita que caiu e não conseguiu se levantar. Na Eslováquia, morreu outra pessoa elevando o total de vítimas a três.

CENTRO

Estônia e França registraram suas primeiras vítimas. Um homem foi encontrado morto de frio em uma rua da capital da Estônia, enquanto um doente de Alzheimer de 82 anos morreu no povoado francês de Lemberg, após sair de sua casa de pijama.

Na Itália, foram registrados três mortos. Em Roma, os moradores experimentaram apenas seu segundo dia de neve nos últimos 15 anos, com flocos brancos cobrindo palmeiras, antigas ruínas romanas e igrejas barrocas por toda a capital.

Até cinco centímetros de neve caíram em alguns distritos, e monumentos antigos, como o Coliseu, foram fechados para os visitantes por medo de danos as suas estruturas.

As temperaturas na região alpina de Piemonte, no norte da Itália, caíram tanto que chegaram a -30ºC, e os motoristas foram aconselhados a evitar regiões no centro do país devido à forte nevasca e aos problemas de tráfego causados pelo clima.

No Reino Unido, os britânicos se preparavam para a neve depois que as temperaturas caíram a -11ºC durante a noite em Chesham, no sudeste da Inglaterra, e as autoridades alertavam que o frio poderia atingir as pessoas de surpresa depois de um inverno mais quente que o normal até agora.



http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1043557-onda-de-frio-na-europa-causa-a-morte-de-220-pessoas.shtml

Nenhum comentário: