quarta-feira, 27 de maio de 2009

SOCIALISMO


O socialismo está centrado na eliminação das desigualdades sociais com base na propriedade coletiva dos meios de produção. No sistema socialista, os prédios, máquinas e instrumentos utilizados na produção pertencem a toda a sociedade, representada pelo Estado. Segundo a teoria socialista, só assim se pode eliminar a exploração do homem pelo homem que caracteriza as relações de trabalho capitalista. Em oposição ao capitalismo, o objetivo do socialismo não é o lucro, mas o bem-estar de toda a sociedade, estendendo a todos o direito à saúde, educação e trabalho.


Apesar das conquistas sociais (como educação e saúde gratuita para todos) e do desenvolvimento econômico obtido, o socialismo não atendeu às expectativas da população. O único partido político legal era o Partido Comunista, e não havia permissão para divergências. O turismo e as migrações eram rigorosamente controlados pelo Estado; não haviam liberdade de expressão e de imprensa.
Em torno do Estado criou-se uma enorme e poderosa classe de burocratas que desfrutavam de privilégios e benefícios, denominada Nomenklatura pelos críticos do socialismo. Administravam a economia nacional segundo seus próprios interesses, a fim de manter os privilégios conquistados. Uma das formas cotidianas de corrupção da Nomencklatura era o livre acesso a bens de consumo racionados, contrariando o propósito de igualdade social.

As características do socialismo são completamente diferentes em relação ao capitalismo, a seguir veja os principais aspectos socialistas:

• Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outros, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos são igualmente divididos entre todos.

• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito, melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados e patrões.

• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os seguimentos da economia. O mesmo é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.
Por Eduardo de FreitasGraduado em GeografiaEquipe Brasil Escola
http://www.portalimpacto.com.br/

http://www.moreira.pro.br/histsoccent.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/as-caracteristicas-socialismo.htm

Nenhum comentário: