sábado, 30 de maio de 2009

FUSOS HORÁRIOS

O planeta Terra possui uma forma esférica, por isso quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante.
O nosso planeta possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.
O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário. Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.
O horário oficial utilizado como base para todo o território brasileiro é o de Brasília que se mantêm atrasado três horas em relação ao meridiano de Greenwich. Durante o conhecido horário de verão, é acrescida uma hora às regiões que o utiliza como forma de diminuir o consumo de energia da região.
Por Eduardo de FreitasGraduado em GeografiaEquipe Brasil Escola
EXERCÍCIOS DE FUSOS HORÁRIOS
(Fei) Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às: (Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.)
a) 16 horas b) 17 horas c) 18 horas d) 19 horas e) 20 horas
(Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
a) 18h30min da quarta-feira. b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira. d) 00h30min da quinta-feira. e) 02h30min da quinta-feira.
(Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:
a) 3 horas b) 1 hora c) 2 horasd) 5 horas e) 4 horas
(Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:
a) 11h b) 12h c) 14h d) 16h e) 18h
Responda:
1- Que horas serão nos lugares abaixo, sabendo que em Brasília (45º O), são 12h.
a) Chicago – 90º O
b) Bombaim – 90º L

2- Em Londres (0º) são 10h, que horas serão em:
a) New York – (75º O)
b) Pretória – (30º L)

3- No Cairo (30º L) são 20h, que horas serão em:
a) Berlim (15º L)
b) Xangai (120º L)
c) Lima (75º O)

Nenhum comentário: