sexta-feira, 20 de março de 2009

Solstícios e Equinócios

Definimos o momento de um solstício como aquele em que o Sol, visto da Terra, se encontra o mais distante possível do equador celeste (23,5o para o norte ou para o sul); o que corresponde ao instante em que um hemisfério está o mais voltado possível para o Sol.
O momento de um equinócio é aquele em que o Sol passa sobre o equador celeste; o que corresponde ao instante em que os dois hemisférios estão igualmente iluminados.
Os horários aqui são dados em Tempo Universal (TU). O horário brasileiro normal corresponde a TU - 3 horas; o horário brasileiro de verão corresponde a TU - 2 horas.
Linhas dos Trópicos e Círculos Polares

Não é em toda a superfície da Terra que acontece do Sol "ficar a pino" (sombra zero, de um poste na vertical) em algum dia do ano.
Para localidades a 23,5o do equador terrestre, norte ou sul, o Sol fica a pino apenas no dia do solstício de verão (ao meio dia solar, quando o Sol passa pelo meridiano do lugar).
Localidades a mais de 23,5,o do equador terrestre, ao norte ou ao sul, nunca têm o Sol a pino.
Localidades entre 23,5o sul e 23,5o norte, têm o Sol a pino dois dias por ano. Esses dias estão simétricamente dispostos em relação ao solstício de verão e tanto mais próximos do dia desse solstício, quanto mais próxima da latitude 23,5o estiver a localidade.
(Localidades sobre o equador terrestre, têm o Sol a pino nos equinócios.)
As linhas dos trópicos, delimitam a região do nosso planeta por onde o Sol passa a pino algum dia do ano.
Os círculos polares delimitam a região onde o Sol não se põe pelo menos um dia do ano e não nasce, pelo menos uma noite seis meses depois. Note que no solstício de verão toda a calota interna ao círculo polar fica iluminada. No solstício de inverno não chega luz do Sol a nenhum ponto dessa calota.

http://www.observatorio.ufmg.br/pas44.htm

20/03/2009, ocorreu o Equinócio, quando o Sol está posicionado sobre o Equador, de modo que os dias e as noites tem a mesma duração, ou seja, 12 horas. É o início do outono no Hemisfério Sul e primavera no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário: