quinta-feira, 5 de março de 2009

CONFLITOS MUNDIAIS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Bimestre:

Movimentos nacionais e conflitos étnicos e religiosos:

a) Os conflitos no Oriente Médio.
b) Conflito entre Índia x Paquistão.
c) A Rússia x Chechênia.
d) Espanha e os povos bascos.
e) Os conflitos na África.
f) A crise no Haiti

Os conflitos no Oriente Médio

AS GUERRAS ENTRE ÁRABES E JUDEUS
A Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel, a cidade de Jerusalém, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, sempre foi uma região disputada por judeus e árabes que habitam o lugar desde antes de Cristo. e até hoje convive com uma série de conflitos.
Alguns fatores podem ajudar a compreender essa situação:
Posição Geográfica – o Oriente Médio situa-se entre três continentes: Ásia, África e Europa. Suas terras, seus mares e seu espaço aéreo fazem parte de importantes rotas comerciais;
Riqueza mineral – as maiores reservas mundiais de petróleo e gás natural localizam-se no Oriente Médio;
Diversidade étnica e religiosa – além dos diversos grupos raciais que habitam a região, o Oriente Médio foi o berço de três grandes religiões: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. A intolerância religiosa é responsável por grande parte dos conflitos entre judeus, cristãos e muçulmanos na região.
Ao longo da história, a Palestina já foi ocupada por judeus, cristãos e muçulmanos. Ficou em poder dos turcos por 400 anos, até 1917.
A partir de 1897, depois de fundado o movimento sionista (Obtendo o seu nome de Sião (Sion, Zion) que é o nome de um monte nos arredores de Jerusalém, o Sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico), os judeus voltaram para a região da Palestina.
Após a I Guerra Mundial, a Palestina passou para o domínio da Inglaterra, apesar da revolta dos árabes contra os ingleses. Com o fim da II Guerra Mundial, milhares de judeus, perseguidos pelo nazismo também instalaram-se na Palestina, aumentando os conflitos com os árabes.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por meio de sua Assembléia-Geral no ano de 1947, a criação de um estado judeu e outro árabe. De acordo com este plano, a cidade de Jerusalém seria um território administrado internacionalmente pela própria ONU.
A ONU queria, assim, evitar novos conflitos entre judeus, muçulmanos e cristãos, pois Jerusalém é considerada sagrada para esses povos. Nela se encontran:
· O Muro das Lamentações, é o local mais sagrado do judaísmo. Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70 d.C. Segundo a Bíblia, durante o reinado de Salomão, foi construído um grande templo para abrigar a Arca da Aliança, com as tábuas dos mandamentos de Deus.
· A Mesquita de Omar - (Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha segundo estimativas mais precisas é um dos nomes atribuídos aos alicerces em que estão apoiadas as bases da Mesquita), a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanecendo até hoje como um templo da fé islâmica. A Cúpula da Rocha recebeu esse nome devido à grande rocha — atualmente protegida no interior da Mesquita de Omar.
· O Vale dos Cedros – onde estão o monte das Oliveiras e o horto de Getsêmani, lugar sagrado para os cristãos por lembrar os últimos dias de Cristo na Terra.
Os países árabes não aceitavam a existência de Israel, pretendendo invadir logo após a saída das tropas britânicas. Da mesma maneira, alguns judeus não aceitavam a co-existência de um estado árabe palestino. Começou desta maneira o conflito israelo-palestiniano, com o novo estado de Israel combatendo as forças árabes e ocupando a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, territórios do planeado estado árabe/palestino. Desta maneira, contrariando o plano inicial da ONU, o povo palestino continuou a existir sem um país e sem reconhecimento internacional, o que o levou à luta armada, tanto com as revoltas populares conhecidas como intifada (levante) quanto com a formação de grupos armados como a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
Além disso, no início do conflito em 1948, aproximadamente 711.000 palestinos que viviam na região abandonaram suas casas para fugir das batalhas, criando uma grande onda de refugiados que se abrigaram nos países vizinhos. Com o passar do tempo seu número cresceu, e a dúvida é se estes refugiados palestinos algum dia poderão retornar a seus antigos lares, complicando as conversações entre as partes envolvidas.
Outro grande entrave para as negociações de paz é a reivindicação de soberania com relação à cidade de Jerusalém. Devido ao seu valor histórico e religioso, tanto palestinos como israelenses a consideram capital de seus respectivos países, sem muitas expectativas de criarem um modelo de administração compartilhada da cidade.
Houve inúmeros períodos de acirramento do conflito, com hostilidades militares de ambos os lados, e vários acordos de paz que acabaram fracassando.
Atualmente, há grandes chances do estado Palestino surgir de fato, pois as bases políticas e institucionais da Autoridade Nacional Palestina (ANP) são reconhecidas pela comunidade internacional, inclusive estando presente nas Nações Unidas como membro observador.

Exercícios:

1- Sionismo é:
a) é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico.
b) é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo palestino e à existência de um Estado Àrabe.
c) A luta dos judeus durante a I Guerra Mundial.
d) A luta dos palestinos durante a I Guerra Mundial.

2- São características do Oriente Médio, Exceto uma:
a) A predominância de climas áridos e semi-áridos. c) Riqueza petróleo.
b) A igualdade étnica, religiosa e cultural. d) Berço de três importantes religiões.

3-“Nesta região predominam baixos planaltos sedimentares, que foram o fundo de antigos mares. Ao longo de milhões de anos, camadas de materiais orgânicos foram depositados no fundo e, por um processo de decomposição e pressão, esses materiais se transformaram em petróleo. Nas poucas regiões elevadas nascem o Tigre e o Eufrates, rios principais e que correm por uma importante planície e deságuam no Golfo pelo estuário Chat-el-Arab”. O texto se refere ao conjunto regional do Oriente Médio:
a) Penísula Arábica b) Turquia c) Egito d) Mesopotâmia

4- De acordo com o plano da ONU, a cidade de Jerusalém seria:
a) uma cidade árabe. c) uma cidade neutra.
b) uma cidade judia. d) a capital de Israel.

5- O Muro das Lamentações, é o local mais sagrado:
a) dos cristãos b) judeus c) dos muçulmanos d) dos palestinos

Responda:
1- Por que o Oriente Médio sempre foi uma região tensa?
2- Escreva o nome de cinco países do Oriente Médio e suas respectivas capitais.
3-Escreva um pequeno texto (10 linhas no máximo) utilizando as seguintes palavras: Oriente Médio, petróleo, conflito, Israel, palestino.


B- Associe :
1) Turquia
2) Síria
3) Líbano
4) Israel
5) Jordânia
6)Arábia Saudita
7) Kuwait
8) Iraque
9) Irã
10)Afeganistão
11)Omã
12)Bahrein
13)Catar
14)Iêmen
15)Emirados Árabes Unidos
16)Chipre

( )Mascate
( )Teerâ
( )Abu Dhabi
( )Riad
( )Jerusalém
( )Ancara
( )Damasco
( )Beirute
( )Amã
( )Al Kuwait
( )Bagdad
( )Manama
( )Doha
( )Nicósia
( )Cabul
( )Saana

Nenhum comentário: