quinta-feira, 11 de julho de 2013

Rússia usa máquinas de escrever para evitar espionagem, diz jornal

11/07/2013
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O jornal russo "Izvestia" informou nesta quinta-feira que o Serviço Federal de Proteção do país comprou 20 máquinas de escrever para evitar que informações sigilosas vazem por meios eletrônicos. Segundo o diário, a medida foi tomada após a revelação do esquema de espionagem dos Estados Unidos, em junho.
Washington é responsável pelo monitoramento de informações de governos, das forças militares e de milhões de usuários civis de internet e telefones em diversos países do mundo, através de um esquema montado pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês).
O esquema foi revelado no início de junho pelo técnico de informática Edward Snowden, que prestava serviços para a NSA. Ele teve sua extradição pedida pelo governo americano e está na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, desde o dia 23.
Segundo fontes da publicação, a decisão de Moscou era avaliada há três anos, desde as primeiras divulgações feitas pelo site WikiLeaks sobre a política externa americana, e ganhou força com as revelações de Snowden sobre as atividades da NSA.
No entanto, só foi tomada após a descoberta das escutas feitas pelos americanos ao atual primeiro-ministro e então presidente russo, Dmitry Medvedev, durante a cúpula do G20 de 2009, em Londres. Analistas ouvidos pelo "Izvestia" dizem que as máquinas são usadas em todas as repartições que usam informação confidencial.
Outros integrantes do governo dizem que o Ministério da Defesa nunca deixou de usar as máquinas, por serem consideradas meios mais seguros e menos vulneráveis à espionagem para transmitir informação, embora mais primitivos.

MONITORAMENTO

A revelação do esquema de espionagem causou uma crise diplomática entre os Estados Unidos e diversos parceiros estratégicos, como a Europa, o Japão e a Rússia. O monitoramento também recebeu fortes críticas de países latino-americanos, como o Brasil.
A NSA, cujo material foi divulgado por Snowden, é uma das organizações mais sigilosas do mundo. De acordo com as informações apresentadas pelo delator, a agência monitorou os registros de ligações de milhões de telefones da Verizon, segunda maior companhia telefônica dos EUA.
Também foram verificados dados de usuários de internet de todo o mundo em empresas de internet como Google, Facebook, Microsoft e Apple. O escândalo causou críticas ao presidente Barack Obama, que combateu a espionagem feita pelas agências quando fazia oposição ao republicano George W. Bush.

Nenhum comentário: