terça-feira, 23 de julho de 2013

Governo filipino pede para professoras muçulmanas trabalharem sem véu

Alunas muçulmanas ainda serão autorizados a usar o véu ou hijab nos campi, bem como roupas adequadas na aula de educação física

Publicação: 23/07/2013 
Manila, Filipinas - O governo das Filipinas, um país de maioria católica, pediu nesta terça-feira (23/7) que professoras muçulmanas retirem seus véus dentro das salas de aula, com o objetivo de melhorar as relações entre professores e alunos. O secretário de Educação do país, Armin Luistro, informou que a decisão foi tomada no âmbito de reformas para tornar as escolas mais sensíveis à religião.
De acordo com o governo ter professoras muçulmanas sem seus véus permite 'a identificação adequada das professoras pelos alunos, promovendo assim uma melhor relação professor-aluno' (Noel Celis/AFP)
De acordo com o governo ter professoras muçulmanas sem seus véus permite "a identificação adequada das professoras pelos alunos, promovendo assim uma melhor relação professor-aluno"

Alunas muçulmanas ainda serão autorizados a usar o véu ou hijab nos campi, bem como roupas adequadas na aula de educação física, de acordo com a ordem emitida pelo governo, cuja cópia foi obtida pela AFP. Já as professoras, embora sejam autorizadas a utilizar o véu fora da sala de aula, são instruídas a removê-lo durante as aulas, para que possam interagir melhor com os alunos. "Uma vez que a (professora) está na sala de aula, pede-se que ela retire o véu", informou a ordem.

Ter professoras muçulmanas sem seus véus permite "a identificação adequada das professoras por seus alunos, promovendo assim uma melhor relação professor-aluno", explicou. Ser capaz de ver os rostos das professoras também ajuda no ensino de línguas, no qual o movimento dos lábios desempenha um importante papel na hora de ensinar certas letras e sons, segundo a decisão.

O Gabinete de Assuntos Muçulmanos do governo informou que concordava com as medidas do Ministério da Educação, apesar de ainda não ter recebido uma cópia da ordem.

Nenhum comentário: