terça-feira, 15 de março de 2011

ONU diz que nível de radiação diminuiu em usina nuclear do Japão


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

15/03/2011
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o nível de radiação em torno da usina nuclear de Fukushima Daiichi caiu em um período de seis horas na madrugada desta terça-feira, reduzindo temores de uma grande contaminação.

A agência nuclear da ONU disse em comunicado que, a 0h GMT (21h de segunda-feira em Brasília), o nível de radiação era de 11,9 millisieverts (mSv) por hora no portão principal da usina. Seis horas depois, o nível de radiação caiu para 0.6 millisieverts.

Esta unidade é utilizada para medir a radiação recebida pelas pessoas e escala a quantidade de radiação absorvida pelo tecido humano.
As pessoas são expostas naturalmente a uma exposição de entre dois e três mSv por ano. A exposição a mais de mSv no mesmo período pode causar câncer, segundo a Associação Nuclear Mundial.

"Estas observações indicam que o nível de radiação está caindo no local", disse a AIEA, em comunicado.

Mais cedo, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, alertou que a radiação já se espalhou por quatro dos seis reatores da usina Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto de magnitude 9 na sexta-feira.

Segundo a AIEA, a radiação entre os reatores 3 e 4 era de 400 mSv por hora --cerca de 20 vezes maior do que a exposição anual de funcionários do setor nuclear e de minas de urânio.

"Esta é uma alta dose, mas um valor localizado e em um determinado período", disse a agência nuclear. "Devemos ressaltar que, por causa deste valor detectado, toda equipe não essencial foi retirada da usina e a população dos arredores já foi retirada".

A agência afirmou ainda que cerca de 150 pessoas estão sendo monitoradas por exposição à radiação e que 23 delas passaram por medidas de descontaminação.

Os níveis perigosos de radiação vazando do complexo forçaram o Japão a ordenar, nesta terça-feira, que 140 mil pessoas se fechem dentro de casa e evitem contato com ar contaminado com material radioativo. Outras 200 mil pessoas foram retiradas até esta segunda-feira da região.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/888850-onu-diz-que-nivel-de-radiacao-diminuiu-em-usina-nuclear-do-japao.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/

Nenhum comentário: