terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Rússia culpa Google por incitar turbulência no Egito

22/02/2011
DA REUTERS, EM MOSCOU


O vice-premiê da Rússia culpou o Google, em entrevista publicada nesta terça-feira, por incitar a população do Egito a se mobilizar na revolução que derrubou Hosni Mubarak do poder no país.

"Olhe o que eles fizeram no Egito, aqueles executivos do Google, olha o tipo de manipulação da energia do povo aconteceu lá", disse o vice-premiê russo, Igor Sechin, ao "Wall Street Journal".

Um comentário forte como este vindo de um dos assessores mais leais de Putin é um claro sinal da crescente preocupação no governo russo sobre o papel da Internet na agitação que está varrendo o mundo árabe.

Sechin não deu mais detalhes sobre suas preocupações. O executivo do Google Wael Ghonim se tornou heroi por acaso na revolta egípcia que levou à deposição de Mubarak.

Em contraste com a televisão estatal, a internet na Rússia é consideravelmente livre e palco de críticas contra o premiê russo, Vladimir Putin, e o presidente Dmitry Medvedev e toda a elite russa.

A Rússia até agora tem evitado adotar restrições sobre a internet, mas analistas afirmam que há um grupo de linha duras próximo de Putin que gostaria que o país adotasse controles similares aos da China.

O presidente chinês, Hu Jintao, pediu no sábado por uma regulamentação mais dura de governos sobre a internet e alertou importantes líderes do Partido Comunista de que a China está enfrentando agravamento de conflitos sociais que podem testar a capacidade do partido em manter controle firme sobre o país.
http://www1.folha.uol.com.br/tec/879490-russia-culpa-google-por-incitar-turbulencia-no-egito.shtml

Nenhum comentário: