sexta-feira, 19 de março de 2010

Assentamento em Jerusalém Oriental

Quarteto quer que Israel 'congele' construção de novos assentamentos
Mediadores das negociações pedem para que 'nenhuma decisão unilateral seja tomada'
19 de março de 2010

MOSCOU - O quarteto de mediadores para o Oriente Médio pediu nesta sexta-feira, 19, ao governo de Israel que "congele" a construção de todos os seus assentamentos e solicitou aos palestinos para que não cometam atos que possam atrapalhar o início das negociações indiretas entre as partes.

"O Quarteto convoca o governo de Israel a congelar todas as suas atividades para a construção de assentamentos (...), desmantelar todos os assentamentos levantados desde março de 2001 e parar de demolir edifícios e despejar gente em Jerusalém Oriental", diz a declaração assinada pelo Quarteto, formado por Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia, em Moscou.

O documento foi lido em entrevista coletiva ao término da reunião dos mediadores pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O quarteto condenou a decisão do governo de Israel de construir novos imóveis na parte árabe de Jerusalém e pediu para que as duas partes mantenham a calma, abstenham-se de "ações provocadoras" e deixem de lado a "retórica incendiária".

"As ações unilaterais adotadas por qualquer uma das partes não devem se antecipar ao resultado das negociações e não serão reconhecidas pela comunidade internacional", ressalta a declaração. Os mediadores destacaram que o status de Jerusalém deve ser determinado por negociações entre ambas as partes.

Ao mesmo tempo, o quarteto demonstrou satisfação com a possibilidade de negociações indiretas entre israelenses e palestinos e ressaltou que estas serão "um passo importante rumo ao reatamento sem condições prévias das negociações bilaterais diretas".

O grupo de mediadores expressou seu convencimento de que estas negociações devem chegar, em até 24 meses, a um acordo que ponha fim ao conflito e leve à criação de um Estado palestino democrático que viva em paz com Israel e outros países vizinhos. "Faremos tudo o que está em nossas mãos para fazer com que as partes comecem conversas indiretas e, depois, diretas", disse o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia e anfitrião da reunião do quarteto, Serguei Lavrov.

O chefe da diplomacia russa manifestou sua esperança de que "Israel entenda a posição do quarteto". "A declaração é muito clara. Defendemos o começo de conversas indiretas", disse a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ao ressaltar que isso serve aos interesses de Israel e dos palestinos.

Também participaram da reunião em Moscou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o representante especial dos mediadores, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,quarteto-quer-que-israel-congele-construcao-de-novos-assentamentos,526472,0.htm

Nenhum comentário: