segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Elizabeth II pede que escoceses pensem 'cuidadosamente' sobre voto de independência

Monarca tem evitado fazer comentários públicos sobre o referendo, embora seja favorável à união do país ao Reino Unido

Rainha Elizabeth II visita ao set de filmagens da série de televisão 'Game of Thrones' em Belfast, na Irlanda do Norte
Rainha Elizabeth II visita ao set de filmagens da série de televisão 'Game of Thrones' em Belfast, na Irlanda do Norte(Phil Noble/Reuters/Reuters)

A rainha Elizabeth II quebrou seu silêncio em relação ao referendo da Escócia sobre a independência do Reino Unido, dizendo neste domingo que ela espera que escoceses pensem muito cuidadosamente sobre o futuro.
A monarca, que saiu de um culto pela manhã em uma igreja em Crathie, perto de sua propriedade na Escócia, respondeu a um comentário de um simpatizante.
"Eu espero que as pessoas pensem muito cuidadosamente sobre o futuro", afirmou o jornal The Times, relatando a fala da rainha.
Um voto pela independência na próxima quinta-feira poderia dividir o reino e, embora Elizabeth seja favorável à união, ela tem sido extremamente cuidadosa para evitar fazer comentários públicos sobre o referendo.
"Isso é totalmente imparcial e reforça o ponto de que este é um assunto para o povo da Escócia", disse uma fonte do Palácio de Buckingham.
"A rainha é constitucionalmente imparcial, acima da política e sempre disse que esta é uma questão para o povo da Escócia", disse a fonte.
Seja qual for o resultado da votação de quinta-feira, Elizabeth ainda poderia ser rainha da Escócia, uma vez que a maioria dos escoceses faz questão de mantê-la como chefe de Estado, mesmo que votem pela independência.
A mãe de Elizabeth era escocesa e ela passou a maior parte de sua infância lá. Sua irmã Margaret nasceu lá. O país também é o destino de verão favorito da rainha e de seu marido Philip.
(Com agência Reuters)
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/rainha-pede-que-escoceses-pensem-cuidadosamente-sobre-voto-de-independencia

Nenhum comentário: