segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ataque a hospital da MSF deixa mortos na República Centro-Africana

France Presse
A MSF Holanda confirmou a morte de três colaboradores.
"A única coisa que podemos confirmar é a morte de três membros de nossos voluntários em Nanga Boguila", declarou Samuel Hanryon, porta-voz da MSF na República Centro-Africana.
Desde que seu líder, o ex-presidente Michel Djotodia, foi obrigado a deixar o poder, os combatentes da ex-rebelião Seleka - no poder entre março de 2013 e janeiro de 2014 - executam ataques em várias regiões do país, sobretudo no norte.28/04/2014

Pelo menos 22 pessoas morreram em Nanga Boguila.
Entre os mortos estão 3 colaboradores da Médicos Sem Fronteiras.


Da France Presse

Pelo menos 22 pessoas, incluindo três colaboradores humanitários da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), morreram em um ataque a um hospital em Nanga Boguila, a 450 km de Bangui, cometido por supostos membros da ex-rebelião Seleka, informou uma fonte da força pan-africana MISCA.
"Homens armados considerados ex-Seleka e de etnia peul atacaram no sábado à tarde um hospital apoiado pela MSF na região de Nanga Boguila e mataram pelo menos 22 pessoas, incluindo três centro-africanos funcionários da MSF, e deixaram 10 feridos", disse a fonte à AFP.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/ataque-hospital-da-msf-deixa-mortos-na-republica-centro-africana.html

  • República Centro-Africana
    País

  • A República Centro-Africana ou, raramente, República da África Central é um país localizado no centro da África, limitado a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a oeste pelos Camarões.

  • GovernoRepública

  • Línguas oficiaisLíngua francesa, Língua sango

  • A República Centro-Africana é um dos poucos países africanos sem saída para o mar. O terreno é pouco acidentado, tendo as suas maiores altitudes nos restos do maciço de Adamaoua, que chega dos Camarões, a noroeste, e no maciço dos Bongo, a nordeste. A sul, é marcado pelos vales dos rios Ubangui e Boma. A floresta tropical resume-se à extremidade sudoeste e a algumas zonas dispersas pelo sul, sendo o restante território ocupado por savana, cada vez mais seca à medida que se caminha para norte e se aproxima do Sahel. A maior cidade é, de longe, a capital, Bangui.

  • A população quase quadruplicou desde a independência. Em 1960, a população era de 1.232.000, enquanto em 2009 a população já era de 4.444.000. Nota: As estimativas para este país ter em conta os efeitos do excesso de mortalidade devido à SIDA, o que pode resultar em menor expectativa de vida, alta mortalidade infantil e taxas de mortalidade, menor população e as taxas de crescimento, e as mudanças na distribuição da população por idade e sexo do que seria esperado. As Organizações das Nações Unidas estimam que cerca de 11% da população entre os 15 e 49 anos é portador do vírus do HIV. Apenas 3% do país tem a terapia antirretroviral disponível, em comparação com 17% de cobertura nos países vizinhos do Chade e da República do Congo.
    A nação está dividida em mais de 80 grupos étnicos, cada um com sua própria língua. Os maiores grupos étnicos são os Baya (33%), Banda (27%), Mandjia (13%), Sara (10%), MBOUM (7%), M'Baka (4%) e Yakoma (4%), com os outros 2%, incluindo descendentes de europeus, principalmente franceses. As principais línguas são o Sangho (língua materna para 17% da população) e o Manza (11%).
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Centro-Africana
  • https://www.google.com.br/search?q=rep%C3%BAblica+centro-africana&oq=rep%C3%BAblica+centro-africana&aqs=chrome..69i57j69i61.7847j0j8&sourceid=chrome&es_sm=0&ie=UTF-8
  • https://www.google.com.br/search?q=rep%C3%BAblica+centro-africana
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Centro-Africana
  • Nenhum comentário: