quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Frio intenso nos EUA pode chegar a -35°C




Fenômeno conhecido como 'vortex polar' pode provocar fechamento de escolas e cancelamento de voos

05 de janeiro de 2014

Agência Estado
Temperaturas que não eram vistas há anos devem alcançar recordes de baixa nos próximos dias nos EUA, criando condições difíceis para viagens e motivando escolas a fecharem as portas. O frio intenso vai afetar mais da metade do país a partir desde domingo e durante os próximos dois dias.
Um fenômeno conhecido como "vortex polar" - um bloco de ar frio e denso - está por trás da assustadora previsão de tempo para algumas regiões do país: -31ºC em North Dakota, -35ºC em Minnesota e -26ºC nas cidades de Indianapolis e Chicago.
"É um frio perigoso", alertou o meteorologista Butch Dye.
O mau tempo já criou problemas para quem tentou viajar neste domingo. Na cidade de Nova York, um avião de Toronto que tentou pousar no aeroporto JFK escorregou para fora da pista. Não houve feridos, mas o aeroporto suspendeu temporariamente suas operações devido ao gelo na pista.
Mike Duell, do site FlightAware.com, disse neste sábado que devem haver cancelamentos e atrasos de voos devido ao frio nos próximos dias.
O frio não chegava a esse ponto em quase duas décadas em muitas partes dos EUA. Devido a isso, muitos médicos estão lembrando a população de que a hipotermia pode ocorrer rapidamente em temperaturas mais baixas que -26ºC. "Uma pessoa sem a vestimenta apropriada pode morrer facilmente nesta temperatura", alertou o meteorologista Scott Truett.  
Carro fica encoberto pela neve.Darron Cummings/AP

Uma enorme faixa dos Estados Unidos, do Montana ao Alabama, vai estar nos próximos dias sob um frio tão forte como não se sente há pelo menos uma geração, dizem os meteorologistas. A culpa é do vórtex polar que está a derramar os seus ventos ciclónicos sobre aquela zona da América – algo que aconteceu pela primeira vez no Inverno de 2009/10, e produziu o nevão que ficou conhecido como “Snowpocalipse”.

                                               VÓRTEX VÉRTICE) POLAR 

O vórtex polar são os fortes ventos que rodeiam o Árctico, girando a enormes velocidades, como se fossem furacões. O problema é quando essa correnteza de ventos abranda, permitindo aos ventos gelados escapar-se mais para Sul: a temperatura desce aceleradamente, como se está agora a verificar nos Estados Unidos.

Prevê-se que as temperaturas possam atingir 31 graus Celsius negativos em Fargo, no Dakota do Norte, e 35 negativos em International Falls, no Minnesotta, Indianápolis e Chicago. Em algumas zonas, com vento, a temperatura pode chegar a 45,5, 51 ou 56,7 graus Celsius negativos, diz a Associated Press. 

Chicago pode mesmo bater o recorde da temperatura mais fria de sempre na cidade – 24 graus negativos, atingido a 18 de Janeiro de 1994 e de novo a 24 de Dezembro de 1983, recorda o Weather Channel.Cientistas da Agência Nacional dos Oceanos e da Atmosfera dos EUA sugeriram que o facto de o vórtex polar estar mais frequentemente a permitir que os ventos se escapem para Sul nos últimos anos estará relacionado com a perda de gelo no Árctico – causada pelas alterações climáticas.









Nenhum comentário: