segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cientistas descobrem "micro continente" pré-histórico no fundo de oceano


Publicação: 24/02/2013 

Paris - Um "micro continente" pré-histórico, escondido de baixo de uma camada de lava foi identificado a milhares de metros de profundidade no Oceano Índico, perto das Ilhas Maurício e da Ilha da Reunião, revelou um estudo publicado neste domingo na revista científica britânica Nature Geoscience.

Este fragmento de continente, batizado Mauritia, se desprendeu há cerca de 60 milhões de anos de Madagascar na época em que esta grande ilha estava se afastando da Índia.

A formação dos continentes é associada a colunas eruptivas, com a subida de rochas extremamente quentes oriundas do manto terrestre.

O calor é tanto que acaba separando as placas tectônicas ao parti-las em dois.

A parte oriental de Gondwana, um "supercontinente" surgido há 600 milhões de anos, começou a ser partida durante o período jurássico.

Em seguida ocorreram vários outros desprendimentos que deram lugar a Madagascar, Índia, Austrália e Antártida.

No entanto, alguns pedaços destas massas continentais podem ter se perdido durante o deslocamento, como as Ilhas Seychelles, consideradas até hoje uma curiosidade geológica pelos cientistas.

"Conseguimos mostrar que fragmentos de continentes continuaram se deslocando em cima da coluna eruptiva da Ilha da Reunião, o que explica porque foram cobertas por rochas vulcânicas", explicou Bernard Steinberger, do centro de pesquisas alemão GFZ.

"O Oceano Índico pode estar cheio de fragmentos de continente", concluiu o estudo.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/02/24/interna_ciencia_saude,351283/cientistas-descobrem-micro-continente-pre-historico-no-fundo-de-oceano.shtml

Nenhum comentário: