domingo, 25 de novembro de 2012

Espanha rejeita negociação com grupo separatista basco Eta


Organização se ofereceu para conversar sobre ‘fim definitivo’. Espanha só aceita dissolução

 MADRI - Neste domingo, a Espanha rejeitou uma oferta do grupo separatista basco Eta para conversar com os governos da Espanha e França para negociar um “fim definitivo” de suas operações militares.
O ministro do Interior, Jorge Fernandez Diaz, disse que a Espanha não vai negociar com uma “organização terrorista” e exigiu “dissolução incondicional” do Eta. O País Basco fica na fronteira entre a Espanha e a França, que apoia a opinião de Madri nas negociações.
O Eta lutou por 45 anos pela independência basca. Porém, o grupo armado perdeu apoio nos últimos anos. No ano passado, a organização anunciou o fim de sua campanha de violência.
O governo espanhol quer que o grupo se dissolva completamente e entregue as armas. O comunicado publicado no site do jornal basco “Gara” sugere que o Eta está pronto para negociações, mas coloca condições para a dissolução, que incluem a transferência de presos bascos para prisões mais perto de suas casas.
Em resposta, o ministro do Interior disse: “Eles sabem que nós não negociamos nem vamos negociar de forma alguma com uma organização terrorista”.
“Então, a única declaração que o governo exige, não pede, mas exige e está trabalhando para isso, é a sua dissolução incondicional”, acrescentou Jorge Fernandez Diaz.
Acredita-se que o Eta é responsável por mais de 800 mortes, e é considerado uma organização terrorista pela União Europeia e os EUA. O grupo, porém, se enfraqueceu nos últimos anos, pela perda de apoio entre o povo basco e por algumas prisões, incluindo a do suposto líder da organização, em outubro.
A abertura do Eta para negociações aconteceu um dia antes das eleições na região espanhola da Catalunha, nas quais os nacionalistas catalães, que pedem um referendo sobre a independência da região, devem sair bem-sucedidos.

http://oglobo.globo.com/mundo/espanha-rejeita-negociacao-com-grupo-separatista-basco-eta-6825785

Nenhum comentário: