domingo, 25 de novembro de 2012

Dias Santos e Festas para o Mundo Muçulmano


Ashura (10 de Muharram, o primeiro mês): o Dia da Expiação muçulmano, assinalado pelos sunitas com um jejum voluntário. É também o mais importante dia santo xiita, que celebra o martírio de Hussein, neto do Profeta.

Eid milad ai-nabi (12 de Rubi al-awwal, o terceiro mês): Comemoração do nascimento do Profeta.
Laylat ai-micraj (27 de Rajub, o sétimo mês): comemora a ascensão de Maomé ao Céu. Também chamado Shab-e mi'raj e Miraj gejesi nas sociedades asiáticas não-árabes.

Laylat ai-bara'a (14." noite de Sha'ban, o oitavo mês): a noite em que, segundo a crença comum" o destino de cada ser humano para o próximo ano é registado no Paraíso. É marcado por vigílias de oração e festas e iluminações de ruas. No Sul e Sueste Asiático é também o dia muçulmano dos mortos, em que são feitas oblações em nome dos antepassados falecidos. É também a véspera do aniversário do décimo segundo imã dos xiitas dos Doze Imãs. Esta noite é também chamada Shab-e barat.

Ramadão: Nome do nono mês do calendário islâmico, assinalado por um jejum durante todo o mês, que se inicia antes do nascer do sol e termina a seguir ao pôr do sol de cada dia.

Laylat ai qadr (a noite entre os dias 26 e 27 do Ramadão, o nono mês): a Noite do Poder. Aniversário da noite em que o Alcorão foi pela primeira vez revelado a Maomé. Segundo a tradição, os pedidos feitos a Deus durante esta noite são concedidos. Também chamada Shab-e qadr e Kadar gejesi nas sociedades asiáticas não-árabes.

Eid ai-Fitr (1 de Shawwal, o décimo mês): a festa que assinala o fim do Ramadão. O segundo feriado mais celebrado do ano islâmico e que é marcado por muitas festividades. Também chamado o Pequeno Eid ou o Eid de Açúcar.

Hajj (7 a 10 de Dhu al-hijja, o décimo segundo mês): a peregrinação ritual obrigatória a Meca e aos seus arredores, que constitui um dos Pilares da Prática do Islamismo. Só os peregrinos participam directamente nestes dias santos.

Eid ai-Adha (10 de Dhu al-hijja, o décimo segundo mês): comemoração do sacrifício por Abraão do seu filho Ismael (Ismacil em árabe), o qual marca o final do Ha.ii. É o feriado mais importante do calendário islâmico. Também chamado o Grande Eid ou o Eid do Sacrifício.

Fonte: ELIAS, Jamal J. - Islamismo, Ed. 70, Lisboa, 1999.
http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=11166

Nenhum comentário: