segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bulgária adia, por tempo indeterminado, sua entrada no euro


País mais pobre da União Europeia decidiu arquivar o projeto de entrar para o bloco em razão da deterioração de suas condições econômicas e do receio da população diante do euro
03 de setembro de 2012

Priscila Arone, da Agência Estado
SÓFIA, Bulgária - A Bulgária, o mais pobre integrante da União Europeia (UE) adiou, por prazo indeterminado, seus antigos planos de adotar o euro. Durante entrevistas em Sófia, capital do país, o primeiro-ministro Boyko Borisov e o ministro de Finanças Simeon Djankov disseram que a decisão de arquivar o projeto de entrar para a zona do euro, objetivo de longa data de antigos governos, ocorreu em razão da deterioração das condições econômicas e da crescente incerteza sobre as perspectivas para o bloco, além de uma mudança da opinião dos cidadãos da Bulgária, país que entra no terceiro ano de um programa de austeridade.
'A população quer saber quem teríamos de resgatar quando nos unirmos à moeda comum', diz ministro de Finanças - Solomon Frances/AE
Solomon Frances/AE
'A população quer saber quem teríamos de resgatar quando nos unirmos à moeda comum', diz ministro de Finanças
"O ímpeto de aderir ao euro mudou dentro do governo e entre o público...No momento, não vejo qualquer benefício em entrar na zona do euro, apenas custos", declarou Djankov. "A população quer saber quem teríamos de resgatar quando nos unirmos à moeda comum. É muito arriscado para nós e também não há certeza sobre quais serão as regras e como elas devem ser em um ou dois anos", disse o ministro.
A Bulgária foi aplaudida por ter reduzido seu déficit orçamentário para 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, com o corte de salários e aposentadorias. A economia foi estabilizada por um conselho monetário que fixa o valor da moeda local, o lev, em relação ao euro, e obriga o governo a adotar uma rígida política fiscal.
As decisão da Bulgária de adiar seus planos de ascensão ocorre no momento em que a crise da dívida na UE já fez com que outros países europeus, fiscalmente cautelosos, desistissem que adotar a moeda única. O primeiro-ministro da Lituânia, Andrius Kubilius, disse na semana passada que seu país só vai adotar o euro quando "a Europa estiver pronta", sinalizando que seu governo perdeu o entusiasmo anterior. Isso aconteceu após um comunicado do primeiro-ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis, de que seu governo vai decidir sobre a adesão em 2013, em contraste com a promessa anterior, que era de entrar para a zona do euro em 2014. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: