terça-feira, 17 de maio de 2011

Dinamarca vai reivindicar polo Norte e grande área no Ártico

17/05/2011
DA BBC BRASIL

O governo da Dinamarca afirmou nesta terça-feira que planeja reivindicar uma grande área localizada no oceano Ártico, incluindo o polo Norte.

"Esperamos que a Dinamarca consiga ser bem-sucedida na reivindicação de uma área que, entre outras coisas, inclui o polo Norte", disse a ministra das Relações Exteriores dinamarquesa, Lene Espersen, por meio de um comunicado.

As declarações foram feitas um dia depois que a mídia local divulgou a notícia sobre um documento do governo que detalha como o país pretende fazer a reivindicação.

Slim Allagui - set.2004/France PresseDinamarca quer aumentar seu território dentro do Círculo Polar Ártico; na foto, barco de pesca nas águas da Groenlândia

Espersen disse que a chancelaria dinamarquesa prepara um documento, que deve ser publicado em meados de junho, com a estratégia do país para a região para os próximos dez anos.

O documento deve ser submetido à ONU. Atualmente, o território dinamarquês situado dentro ou próximo do Círculo Polar Ártico inclui as ilhas Faroe e a Groenlândia.

RECURSOS

Rússia, Estados Unidos, Canadá e Noruega também reivindicam grandes áreas do Ártico.

Acredita-se que a região concentra cerca de 25% das reservas ainda não descobertas de gás e petróleo.

Os recursos naturais do Ártico vêm se tornando mais acessíveis com o derretimento do gelo, devido ao aquecimento global.

Além de recursos minerais, o derretimento do gelo viabiliza novas rotas comerciais para navios e locais de pesca.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/916950-dinamarca-vai-reivindicar-polo-norte-e-grande-area-no-artico.shtml

3 comentários:

ENCANTOS EM PONTO CRUZ disse...

Como vai? Tudo bem? Passei para desejar um ótimo fim de semana, bjos

ENCANTOS EM PONTO CRUZ disse...

Muito obrigada pelos elogios. Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao artesanato mais infelizmente não é possível. Espero que sua mãe goste e o que ela quiser pode pegar pra ela. Ótima semana, bjos

ENCANTOS EM PONTO CRUZ disse...

Bom dia, tudo bem?
Passei por aqui e não podia deixar de registrar, ótimo fim de semana, bjs