sábado, 9 de abril de 2011

Venezuela: apagão em Caracas

07/04/2011

Pouco depois das 15h30, a luz se foi em meu apartamento em Caracas. No meu edifício, no bairro? Ato seguido, a internet caiu e também os difundidíssimos sistemas de mensagem instantânea para BlackBerry. Poucos minutos depois, ficou claro que Caracas e boa parte da Venezuela estava sem luz, num mega-apagão que trouxe de volta de vez o fantasma da crise energética no país de Hugo Chávez.

Desde o fim de 2009, a Venezuela começou a enfrentar uma severa crise energética. A maior seca em 40 anos afetou a hidrelétrica de Guri, responsável por 70% do abastecimento o país.

Ficaram expostas a falta de investimento (especialmente nas linhas de transmissão) e a falta de manutenção.

Em 2010, pleno ano eleitoral, o governo Chávez teve de declarar emergência energética. Caracas, porém, foi poupada: ficou fora do racionamento de energia. O resto do país, no entanto, enfrentou apagões nem sempre programados.

Na Copa do Mundo, Chávez decretou o fim da crise _e do racionamento. Mas os apagões esporádicos não cessaram e, no fim de março, voltaram a castigar o interior.

Na semana passada, oito Estados ficaram sem luz. Economistas e analistas passaram então a ser mais insistentes: com a saída do país da recessão que se arrastou por quase dois anos, a demanda de energia voltou a crescer e logo logo se veriam as falhas do sistema elétrico de novo. O governo culpava o calor de abril, pela alta de até 6% no consumo de energia, mas negava que, mais uma vez, o país estivesse em crise energética.
O apagão de ontem foi causado, segundo o ministro de Energia Alí Rodríguez Araque, por uma falha numa das maiores e mais importantes linhas de transmissão do país. O causador: “incêndio no bosque”.
No fim da tarde de ontem, hora do rush na já caótica Caracas, a TV estatal martelava que o metrô, que leva 2 milhões de pessoas por dia, já tinha normalizado os serviços. Mas muitos, temendo ficar presos nos túneis em caso de novas falhas, preferiam seguir a pé. Ruas da zona leste da cidade ficaram cheias.

Acende sua consciência, apaga a luz”, pediu, na TV, o abatido ministro da Energia.

Escrito por Flávia Marreiro �s 20h50

http://pelomundo.folha.blog.uol.com.br/arch2011-04-03_2011-04-09.html#2011_04-07_21_50_45-147962458-0

Nenhum comentário: