quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fechar fronteira da UE seria piada, diz político francês

27 de abril de 2011
AE - Agência Estado

O líder da União por um Movimento Popular (UMP), o partido político do presidente francês Nicolas Sarkozy, disse hoje que a França não pode se permitir receber ondas de imigrantes do Norte da África que buscam trabalho, mas também admitiu que fechar as fronteiras da União Europeia seria uma "piada".

Jean-François Copé afirmou que a revisão que a França e a Itália pediram ontem do Acordo de Schengen é baseada em fatores econômicos, não na xenofobia. Em entrevista à Associated Press, ele argumentou: "Nós temos as condições e os meios de absorver a mão de obra relacionada à imigração? A resposta é não".

A França e a Itália se envolveram em uma crise diplomática nas últimas semanas sobre como lidar com mais de 20 mil imigrantes tunisianos que chegaram à Itália desde meados de janeiro, e cuja entrada na França foi em grande parte barrada pelas autoridades na fronteira. As informações são da Associated Press.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,fechar-fronteira-da-ue-seria-piada-diz-politico-frances,711570,0.htm

União Europeia 11.04.2011
Saiba o que é o Acordo de Schengen

Assinado por cinco países há 25 anos, o Acordo de Schengen abrange hoje 25 Estados europeus. Ele permite a livre circulação de pessoas entre os países-membros ao eliminar os controles de fronteiras.


O acordo que Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Holanda assinaram na vila luxemburguesa de Schengen em 14 de junho de 1985 previa a eliminação gradual dos controles de fronteiras nas divisas entre esses países.

Cinco anos depois, as cinco nações assinaram um novo acordo, que especificava os requisitos para que o livre trânsito de cidadãos entre os signatários fosse implementado.

Foram necessários mais cinco anos para que, em 1995, o acordo finalmente começasse a vigorar – o atraso foi também causado pela unificação alemã.

O Acordo de Amsterdã, de 1999, integrou o Acordo de Schengen à legislação da União Europeia (UE), colaborando para que a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas – um dos princípios centrais do mercado comum europeu – se tornasse realidade no bloco.

Depois de várias adesões, o Acordo de Schengen é válido hoje em 25 países europeus. Além de 22 países-membros da UE (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca), também a Islândia, a Noruega e a Suíça são signatários.

Exceções estão previstas para a Irlanda e o Reino Unido. A Romênia e a Bulgária devem abrir suas fronteiras aos demais países em 27 de março de 2011. No caso do Chipre, a adesão está suspensa até que haja uma solução para a questão interna que divide o país.

Para os cidadãos europeus, a livre circulação de pessoas dentro do chamado Espaço Schengen é uma realidade hoje. Há exceções apenas para grandes eventos, como encontros do G20 ou da Otan.

JBN/DW
Revisão: Alexandre Schossler


http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3871496,00.html

Nenhum comentário: