segunda-feira, 21 de junho de 2010

Juan Manuel Santos é o novo presidente da Colômbia

DA ANSA, EM BOGOTÁ
DA FRANCE PRESSE, EM BOGOTÁ
20/06/2010
O candidato governista Juan Manuel Santos foi eleito neste domingo o novo presidente da Colômbia, após obter uma vitória folgada contra o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, em um pleito marcado pelo alto índice de abstenção e pela violência.

De acordo com as autoridades eleitorais do país, já foram apurados 99,6% dos votos, e Santos tem 69,05% contra apenas 27,5% de Mockus --que venceu em apenas um dos 32 Departamentos (Estados) do país. O índice de abstenção ficou em cerca de 55%.

"Quero felicitar Santos, seu partido e as pessoas que votaram nele. Desejo a ele o melhor dos êxitos como governante para o bem do país", disse Mockus, do Partido Verde, em um discurso diante de seus seguidores depois de Santos vencer a eleição com 69,05% dos votos, com 99,6% das urnas apuradas.


(Carlos Julio Martinez/Reuters)
O segundo turno ocorreu com forte esquema de segurança, o que não evitou a alta abstenção.

Santos --candidato do atual presidente, Álvaro Uribe, e que já foi ministro do Comércio Exterior, da Fazenda e da Defesa-- promete manter as políticas do atual mandatário, que deixará o governo após duas gestões consecutivas e com mais de 70% de aprovação, obtidos principalmente por empreender um vigoroso cerco contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O opositor Antanas Mockus, postulante do Partido Verde, foi a grande surpresa do primeiro turno ao chegar à liderança nas pesquisas antes da primeira votação, de 30 de maio, mas sucumbiu.

O futuro presidente assumirá o comando da nação em 7 de agosto e terá, entre outros, os desafios de melhorar as condições de vida dos colombianos, além de garantir a segurança interna e amenizar as difíceis relações com países vizinhos, como Venezuela e Equador.

As votações deste domingo foram marcadas ainda pelo alto índice de abstenção, maior do que o registrado no primeiro turno.

Segundo a Registradoria Nacional (órgão responsável pelo processo eleitoral local), neste pleito, participaram um milhão a menos de pessoas que concorreram no primeiro. As chuvas e as partidas da Copa do Mundo de futebol foram considerados os principais motivos para que mais colombianos não fossem às urnas.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/754193-juan-manuel-santos-e-o-novo-presidente-da-colombia.shtml

Nenhum comentário: