quinta-feira, 20 de maio de 2010

Corrente marinha pode levar mancha de petróleo à Flórida

A Agência Espacial Europeia advertiu nesta quarta-feira que o petróleo que vazou de uma plataforma no Golfo do México encontrou uma corrente marinha que pode levá-lo até o Estado da Flórida, ameaçando a rica fauna local.

Segundo a agência, imagens de satélite sugerem que o petróleo pode atingir os recifes de coral do arquipélago das Keys, no sul da Flórida, dentro dos próximos seis dias.
“Temos comprovação visual de que pelo menos o petróleo da superfície atingiu a corrente”, disse Bertrand Chapron.
Os cientistas alertaram que a turbulenta corrente pode dificultar o monitoramento do avanço do petróleo nos próximos dias.
"A mancha de óleo pode deixar de aparecer na superfície, nos impedindo de segui-la com satélites, mas a poluição deve afetar os recifes marinhos e o ecossistema", disse Fabrice Collard.

Bolas de piche
A Guarda Costeira americana disse que testes mostraram que bolas de piche encontradas na costa da Flórida não têm relação com o vazamento no Golfo do México.
A órgão disse não saber ao certo a procedência do piche.
Imagens liberadas pela petroleira britânica British Petroleum (BP), responsável pela limpeza da mancha, mostram petróleo e gás escapando em grandes quantidades do vazamento, no fundo do oceano, em uma erupção que lembra a de um gêiser.
O vazamento vem liberando milhares de barris de petróleo diariamente na região desde que a plataforma pegou fogo e afundou na costa do Estado da Louisiana, em 20 de abril, matando 11 trabalhadores.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/05/100519_golfodomexico_rc.shtml

Sugestão de atividade:
Leitura do texto,
Trabalho interciplinar (Geografia, Ciências (EF), Química e Fisica,
Aprofundar o conteúdo das correntes marítimas,
Atividade cartográfica (utilizando o mapa das correntes marítimas),
Debate sobre o desastre ecológico.

Nenhum comentário: