segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Estados Unidos

EUA reforçam revista em aeroportos para viajantes de 14 países
(segunda-feira, 4 de janeiro de 2010, 09:32 | Online)


Principal alvos de novas medidas de segurança são cidadãos de países islâmicos com atividades terroristas

WASHINGTON - Os aeroportos dos Estados Unidos começaram a aplicar a partir desta segunda-feira, 4, novas medidas de segurança que incluirão controles aleatórios para os viajantes e revistas obrigatórias para todos aqueles oriundos de 14 países, a maioria deles islâmicos.

Veja também:
Parte do aeroporto de Newark, nos EUA, fecha por segurança

Por enquanto, o governo americano não deu os nomes dos países cujos cidadãos serão submetidos a este controle, mas já indicou que afetará os que figuram na lista do Departamento de Estado como incentivadores do terrorismo - é o caso de Cuba, Irã, Sudão e Síria. Segundo a imprensa local, também entrarão na lista Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iêmen - países classificados como de "interesse" pelo governo americano.

No caso do Iêmen, todo viajante procedente do país ou qualquer cidadão iemenita será obrigatoriamente revistado. O responsável pelo ataque terrorista frustrado ao voo da Northwest Airlines no último dia 25, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, confessou que recebeu no Iêmen seus explosivos e o treinamento necessário para usá-los.

No domingo, a Agência de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês) comunicou às companhias aéreas as mudanças que vão ser aplicadas a partir desta segunda-feira.

A agência dá especial ênfase ao fato de que viajantes que venham ou sejam cidadãos de um determinado grupo de nações nas quais há algum tipo atividade terrorista "serão revistados de corpo inteiro, e sua bagagem será inspecionada fisicamente".

Notícias Relacionadas
22:09 Cuba e Nigéria criticam novas medidas de controle em aeroportos dos EUA
21:14 Jordaniano que matou agentes da CIA era ligado à Al Qaeda--NBC
20:33 Suicida que atacou base afegã da CIA era jordaniano
20:28 Tiroteio em tribunal de Las Vegas deixa 2 mortos e 1 ferido
20:18 Congonhas tem 38% dos voos atrasados
19:44 Falta de energia para voos no aeroporto de Washington

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua-reforcam-revista-em-aeroportos-para-viajantes-de-14-paises,490244,0.htm

Análise de texto:
Leitura do texto e debate.
Pesquisa para aprofundamento do tema proposto.

Nenhum comentário: