segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vulcanismo

O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra, à superfície da crosta terrestre incluindo a atmosfera. O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia. O termo que está na origem destas palavras é Vulcão. É uma palavra de origem Latina, Vulcano o deus do fogo.
Entendemos por Vulcão uma abertura (respiradouro) na superfície da crosta terrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Do mesmo modo, a estrutura, geralmente com a forma cônica, que é produzida pelas sucessivas emissões de materiais magmáticos, é nomeada por Vulcão. Em termos gerais, a estrutura vulcânica que forma um vulcão é designada por aparelho vulcânico. Existem diferentes tipos (logo diferentes classificações) de vulcões, resultando daí diferentes configurações dos aparelhos vulcânicos, contudo estes são, normalmente, constituídos pelas seguintes partes: 1) câmara magmática, local onde se encontra acumulado o magma, normalmente situado em regiões profundas da crosta continental e oceânica, atingindo, por vezes, a parte superior do manto, 2) chaminé (principal) vulcânica, canal, fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior da crosta, e por onde ascendem os materiais vulcânicos, 3) cratera, abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de um funil, localizada no topo da chaminé vulcânica, 4) cone vulcânico, elevação de forma cônica que se forma por acumulação dos materiais expelidos do interior da crosta (lavas, cinzas e fragmentos de rochas), durante a erupção vulcânica. Para além da chaminé vulcânica, a maioria das vezes, existem outras condutas, denominadas por filões. Também se podem formar cones laterais, secundários ou adventícios ao cone vulcânico principal.

Abalos Sísmicos

As vibrações que se originam nas profundezas da Terra e se propagam até sua superfície são chamadas de terremotos ou abalos sísmicos. Elas resultam de rupturas nas rochas por compressão ou tração na crosta terrestre. Essas falhas geológicas provocam ondas sísmicas que se propagam pelas camadas do planeta, do seu hipocentro (ponto onde se inicia o terremoto) até o epicentro (ponto da superfície onde o terremoto se manifesta). Além das falhas, a atividade vulcânica também podem provocar abalos.

A maior parte dos tremores ocorre nos limites das faixas que compõem a crosta da Terra. Como elas estão dispostas sobre uma camada de magma derretido, costumam se chocar, e é em suas beiradas que se concentram os terremotos. O interior das placas, por outro lado, sofre menor pressão. Isso explica porque os países que se localizam nestas regiões não enfrentam grandes terremotos. É o caso Brasil, que está no meio da placa Sul-Americana. Mas engana-se quem acha que não há abalos sísmicos em terras brasileiras. Eles ocorrem sim, mas como ficam na casa dos 4 pontos na escala richter, não acarretam efeitos observáveis na superfície.

Exercícios:
1- No que consiste o vulcanismo?
2- Qual a origem da expressão vulcão?
3- Descreva um vulcão, de acordo com suas partes.
4- O que são abalos sísmicos?
5- Onde ocorrem a maioria dos abalos sísmicos?

Nenhum comentário: