quarta-feira, 5 de agosto de 2009


IRÃ

Irã ou República Islâmica do Irã é um país localizado no Oriente Médio, um subcontinente da Ásia. O país possui uma área de 1 648 195 km², onde vivem cerca de 68 milhões de habitantes.
A topografia do país é constituída, basicamente, por planaltos, havendo uma cadeia de montanhas ao redor dos mesmos. Na parte central estão estabelecidos dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. Ao norte, próximo ao Mar Cáspio, se encontram as montanhas Elburz, que abrigam vulcões em atividade. Essa área montanhosa possui o ponto mais elevado do país, o Monte Demavend, com 5.671 metros de altitude.
Assim como a maioria dos países do Oriente Médio, o Irã possui em seu território poucos recursos hídricos. Há basicamente três grandes rios, são eles: Karun, Atrak e Safid.
São identificados dois tipos de climas na região, o árido subtropical e o subtropical de altitude.
A economia iraniana está extremamente vinculada à produção de petróleo.
A exportação do país está ligada a produtos como tapetes, frutas secas e especiarias. Apesar das adversidades climáticas, a agricultura desempenha um importante papel na composição do PIB do país.
O Irã produz trigo, cevada, centeio, milho, sorgo, algodão, arroz, uvas, maçãs, peras, pêssegos e bananas. Na pecuária se destaca na criação de ovinos, caprinos e camelos.
Já na pesca, a atividade não tem sido explorada em todo seu potencial.
Dados gerais do país Nome: República Islâmica do Irã.
Gentílico: iraniano (a).
Capital: Teerã
Língua oficial: persa.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 759 – médio.
Moeda: rial iraniano.

Por Eduardo de Freitas - Graduado em Geografia - Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário: