sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AFEGANISTÃO

Conheça o que está em jogo nas eleições do Afeganistão
Folha OnLine
Mais de 15 milhões dos 33 milhões de cidadãos afegãos são esperados para participar das eleições presidencial e provinciais que acontecem nesta quinta-feira (20). Este é o segundo pleito ocorrido no país desde a invasão por parte das tropas internacionais lideradas pelos Estados Unidos e a deposição do grupo fundamentalista islâmico Taleban, em 2001. Estão em jogo a Presidência e as vagas nos Conselhos Provinciais de todas as 34 Províncias.
Todo candidato à Presidência deve ser cidadão exclusivamente afegão, filho de pais afegãos, muçulmano e com mais de 40 anos de idade. Ele não pode ser integrante ou comandante de milícias armadas.
Dos 41 candidatos registrados (incluindo duas mulheres), 36 chegaram às cédulas, porém a maior chance de vitória, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de voto, é mesmo do presidente de Hamid Karzai, candidato à reeleição. Os seus principais concorrentes são o ex-chanceler Abdullah Abdullah e o deputado Ramazan Bashardost, da minoria étnica hazara.
Um candidato precisa de mais de 50% dos votos válidos para vencer em primeiro turno. Caso contrário, os dois primeiros participam do segundo turno. Neste ano, a data provisória para a realização de um eventual segundo turno é 1º de outubro próximo.
Nas eleições provinciais, concorrem, neste pleito, mais de 3.000 candidatos, dos quais cerca de 10% são mulheres.
O número de cadeiras disponível em cada Conselho Provincial varia conforme a população, sendo que o mínimo é de nove e o máximo, observado na capital Cabul, é de 29. Conforme a Lei Eleitoral afegã, ao menos 25% das vagas de cada Conselho Provincial são reservadas para mulheres. Caso não haja candidatas suficientes, essas vagas permanecem vazias.

Nenhum comentário: