domingo, 4 de maio de 2014

UE pede investigação independente para apurar mortes em Odessa

Ao menos 42 pessoas morreram após manifestação no sul da Ucrânia

03 de maio de 2014
Reuters
A União Europeia requisitou neste sábado uma investigação independente para apurar a morte de pelo menos 42 pessoas no sul da Ucrânia depois que uma manifestação terminou com vários ativistas pró-Rússia mortos em um edifício incendiado.
O confronto nas ruas entre apoiadores e detratores da Rússia na cidade portuária de Odessa, às margens do Mar Negro, que terminou com uma explosão mortal em um prédio de sindicato, foi considerado de longe o mais grave incidente ocorrido na Ucrânia desde as revoltas de fevereiro que terminaram com o presidente pró-Rússia deixando o país.
A chefe de Relações Exteriores da UE, Catherine Aston, disse que a União Europeia está "profundamente triste com as diversas mortes e feridos nos eventos de ontem em Odessa".
"Os fatos que levaram a essa trágica perda de tantas vidas humanas devem agora ser apurados em uma investigação independente e que os responsáveis por esses crimes sejam levados à Justiça", afirmou em comunicado.
O Kremlin, que mobilizou dezenas de milhares de soldados na fronteira oriental da Ucrânia e defende o direito de invadir o país para proteger os ativistas pró-Rússia, afirmou que o governo de Kiev e seus aliados no Ocidente foram responsáveis pelas mortes.
Kiev, por sua vez, afirmou que a violência foi provocada por manifestantes estrangeiros enviados da Trandsniestria, uma região rebelde da Moldávia, onde Moscou mantém tropas militares.
(Por Adrian Croft) 
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ue-pede-investigacao-independente-para-apurar-mortes-em-odessa,1161888,0.htm
  • Odessa
    Cidade na Ucrânia
  • Odessa é uma cidade costeira ucraniana situada às margens do Mar Negro. É a quarta maior cidade do país, contando com pouco mais de um milhão de habitantes. É o centro administrativo do Oblast de Odessa.Wikipédia
  • Nenhum comentário: