quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cidade de São Petersburgo é blindada para receber líderes do G20

Um dos dois terminais do aeroporto Polkovo de São Petersburgo será fechado ao tráfego durante os dois dias da cúpula e ficará reservado para as delegações oficiais

Publicação: 04/09/2013 



São Petersburgo - A cidade de São Petersburgo foi blindada com medidas excepcionais de segurança para receber os líderes do G20, que se reúnem entre quinta e sexta-feira em um palácio acessível apenas pelo mar.

A Rússia, que preside o G20 este ano, recebe os líderes dos principais países desenvolvidos e emergentes no Palácio Constantino, em Strelna, 15 km a sudoeste da antiga capital imperial russa.

Este palácio neoclássico do século XVIII sediou em 2006 a cúpula do G8, mas para esta ocasião as medidas de segurança foram reforçadas.

Um dos dois terminais do aeroporto Polkovo de São Petersburgo será fechado ao tráfego durante os dois dias da cúpula e ficará reservado para as delegações oficiais.

Pela mesma razão, uma das principais atrações turísticas da cidade, a residência de Peterhof, um dos mais famosos palácios de São Petersburgo, perto de Strelna, será mantido fechado ao público na quinta-feira (5/9).


A área em torno do Palácio de Constantino foi transformada em ilha inexpugnável. Desde 22 de agosto, os moradores que vivem nas proximidades precisam de uma permissão especial para atravessar os postos de controle, que examinam todos os que entram na área.

"Estamos em guerra", disse Tatiana Fiodorova, uma moradora de Strelna. "Estamos ansiosos para que este pesadelo acabe. A cúpula é para os grandes líderes, não para as pessoas comuns", declarou Marina Filipova, outra vizinha.

As delegações oficiais e os jornalistas hospedados em São Petersburgo durante a cúpula só têm acesso ao palácio pelo Golfo da Finlândia por barco.

Em contrapartida, os chefes de Estado dispõem de cerca de 20 pavilhões de luxo ao redor do palácio que carrega o nome de Constantino Pavlovitch, filho do czar Paulo I, que se tornou proprietário desses lugares em 1797.

"A cidade está 100% pronta para a cúpula", garantiu recentemente o governador regional, Georgy Poltavtchenko. As autoridades locais estão correndo contra o tempo para reparar as estradas e pintar os edifícios.

São Petersburgo, que atrai o maior número de turistas de toda a Rússia por sua arquitetura impressionante, já recebeu várias cúpulas, principalmente após a chegada ao poder, em 2000, de Vladimir Putin, nascido na antiga capital imperial.


Todo mês de junho é realizado um fórum econômico que atrai empresários e líderes políticos de todo o mundo, que tem como missão servir de vitrine para a economia russa.

"Se tivéssemos organizado a cúpula em outro lugar, teríamos gastado muito mais", defende o chefe da administração presidencial, Sergei Ivanov. A preparação do G20 custou 2 bilhões rublos (US$ 60 milhões), segundo ele.


https://www.google.com.br/urlsa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=bWq1TSVjTRixXM&tbnid=IV7LfXwOf1PofM:&ved=0CAQQjB0&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FPal%25C3%25A1cio_de_Constantino&ei=argnUoboA7K4AOu8IG4Aw&bvm=bv.51773540,d.dmg&psig=AFQjCNGhNXF7uojgoI3EMdAGnSLgCKmzGw&ust=1378420982895595

Nenhum comentário: