terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Dama de Ferro e a conta

POR BERNARDO MELLO FRANCO
28/12/12

Thatcher no dia da posse (Divulgação/Downing Street – 4.mai.1979)


O filho da primeira-ministra do Reino Unido sofre um acidente misterioso e desaparece em pleno rali Paris-Dakar. O sumiço mobiliza líderes mundiais e provoca o deslocamento de aviões e helicópteros militares de três países para o deserto do Saara. O suspense dura seis dias, até que o piloto é resgatado ileso e recebido com festa na terra da rainha.
Parece filme de James Bond, mas aconteceu de verdade, em 1982. Trinta anos depois, a história ganhou um novo capítulo. Com o filho Mark são e salvo, a poderosa Margaret Thatcher teve que reembolsar o Tesouro pela parte britânica da operação: 1.789 libras.
A história veio à tona nesta sexta-feira, nos documentos liberados pelo Arquivo Nacional em Londres. Os papéis, que incluem um lote sobre a Guerra das Malvinas, mostram que a Dama de Ferro quitou a dívida sem reclamar — e ainda pediu recibo do pagamento.
O caso de Thatcher, já antigo, é um pequeno exemplo dos anos-luz que ainda separam Brasil e Inglaterra no rigor com o uso do dinheiro do contribuinte. Com todos os seus defeitos, a política conservadora conhecia bem a diferença entre o público e o privado, uma distinção que ainda é pouco respeitada no nosso país. 
Em tempo. Meses depois do resgate, o Foreign Office ainda apresentaria mais uma conta à primeira-ministra: 15 libras e 16 centavos. Foi a taxa cobrada pelo aeroporto na Argélia para autorizar o pouso de um Hércules britânico envolvido na operação.

http://bernardomf.blogfolha.uol.com.br/2012/12/28/a-dama-e-a-conta/

Nenhum comentário: