sábado, 19 de novembro de 2011

Venda de terra para estrangeiros ficará ainda mais difícil

19/11/2011
DE BRASÍLIA

O governo prepara projeto, que pode ser baixado na forma de medida provisória, para tornar mais rígidas as restrições para estrangeiros adquirirem terras no Brasil e fechar brechas da legislação, informa reportagem de Valdo Cruz e Lucio Vaz publicada na Folha deste sábado.

Encomendado pela presidente Dilma Rousseff, o projeto tem como alvo a China, que por meio de seu fundo soberano tem adquirido terras em outros países.

Sérgio Lima-31.mar.11/Folhapress
Comitiva chinesa visita campos de pesquisas de soja, milho e algodão em Goiás
Comitiva chinesa visita campos de pesquisas de soja, milho e algodão em Goiás

Segundo um assessor presidencial, Dilma avalia que o parecer atual da AGU (Advocacia-Geral da União) sobre o tema é "insuficiente" para controlar a entrada de estrangeiros no mercado de terras.

Em 2010, a AGU definiu que empresas brasileiras sob controle de capital estrangeiro têm de obedecer às mesmas restrições das estrangeiras --não podem adquirir mais do que 50 módulos fiscais, com limite máximo de 5.000 hectares (varia de acordo com a região do país).

O governo classifica o assunto como uma questão de "soberania nacional" e de proteção dos interesses do país na produção de commodities agrícolas e minerais.

O novo projeto definirá mecanismos para identificar o que é uma empresa brasileira de capital estrangeiro. Hoje, investidores estrangeiros criam várias companhias para burlar essa identificação.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1008880-venda-de-terra-para-estrangeiros-ficara-ainda-mais-dificil.shtml

Nenhum comentário: