terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como você se sente em relação ao Enem 2011?

Até o dia 22, data de realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, o site de VEJA vai publicar depoimentos de alguns dos 5,4 milhões de participantes da avaliação federal. Neste espaço, os estudantes – todos concluintes do ensino médio que disputam uma vaga em universidades federais – vão revelar suas apreensões, expectativas e estratégias para a prova. O objetivo é mostrar um pouco do momento vivido pelos estudantes e compartilhar essas informações com outros que vivem a mesma situação. Boa prova a todos!´

Aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), pretende usar a nota do Enem para conquistar uma vaga no curso de direito da Universidade Federal do Pará (UFPA). Leia o depoimento abaixo.

“O conteúdo cobrado no Enem é tão vasto que é impossível não sentir ansiedade à medida que a prova, que pode definir meu futuro, se aproxima. Para reduzir a pressão, coloquei uma coisa na cabeça: não busco ser a melhor nem obter 100% de acerto: quero fazer o necessário para conseguir uma vaga no curso que escolhi na universidade.

A minha escola tem me ajudado nessa tarefa. Ela oferece biblioteca, bons professores e material de apoio. Mas o que muito dos meus colegas não entendem é que só a escola não basta e que estudar em uma boa instituição de ensino não é sinônimo de sucesso. É preciso se esforçar: ler livros, revistas, jornais, tirar dúvidas. Isso é o que faz com que o aluno se destaque dos demais.

Se eu pudesse dar uma dica para aqueles que, como eu, aguardam uma prova tão importante como o Enem e os vestibulares em geral, eu diria que debruçar-se sobre apostilas não é o suficiente. Tudo o que acontece na vida deve ser encarado como uma preparação: é possível aprender com os jornais, conversando com os amigos, ou trocando experiências com professores.

Eu, por exemplo, aprendo muito com meu avô, que participou da II Guerra Mundial e tem muitas experiências para contar. Aprendo com um jardineiro sobre botânica ou matemática com um comerciante. Tenho certeza de que todo mundo pode fazer o mesmo!

O que os processos seletivos buscam cada vez mais são jovens com opinião, senso crítico e conhecimento de mundo. É assim que tenho me preparado – com mais aprendizado e menos decoreba.”

Veja também os vídeos de VEJA sobre o Enem 2011: (no site abaixo)

Professores tiram dúvidas sobre a prova de linguagens
Professores tiram dúvidas sobre a prova de ciências da natureza
Professores tiram dúvidas sobre a prova de ciências humanas

http://veja.abril.com.br/blog/enem-vestibulares/enem-2011/a-vida-serve-de-preparacao-para-o-enem/

Nenhum comentário: