sábado, 12 de setembro de 2009

Agricultura Brasileira

A Revolução na Agricultura Brasileira - Entre 1990 e 2002, o PIB agropecuário cresceu numa média de 3,20%, enquanto a economia como um todo ficou em 2,70%.

CiclosoEconômicos
Uma das maneiras de contar a história do Brasil é pelos ciclos agrícolas que se sucederam na terra. Do extrativismo primitivo do pau-brasil, nos primórdios da colonização, ao moderno agronegócio atual, cada ciclo criou sua civilização brasileira. A marca registrada de quase todas elas foi ter se erguido sobre monoculturas, quase sempre motivadas por bolhas artificiais de demandas externas que, uma vez estouradas, deixavam os agricultores nacionais quebrados.
O Moderno Agronegócio Brasileiro é justamente a feliz reunião de alta tecnologia, equipamentos de ponta e crédito farto. Por essa conjunção de fatores, o campo brasileiro reúne as condições materiais para escapar da maldição dos ciclos. A atual civilização do campo reflete a solidez da base material sobre a qual está plantada. Da fronteira com o Uruguai ao Oiapoque, a agricultura e a pecuária possuem vários níveis de desenvolvimento e tamanho, mas uma característica em comum. As áreas de excelência ligadas ao mercado externo crescem em toneladas produzidas e em riqueza gerada a cada ano.
A Zona Rural Globalizada : O novo avanço do setor exportador baseado no agronegócio está modificando as linhas da fronteira do que antes separava o mundo rural do mundo urbano. O sucesso do agronegócio fez com que o atrasado de ontem se tornasse o globalizado de hoje. O agricultor de soja perdido no interior de Mato Grosso está mais próximo do Primeiro Mundo, a cujas bolsas de mercadorias ele se liga instantaneamente por internet, do que a dona-de-casa que compra uma lata de óleo de soja na prateleira de um supermercado da capital.
Uma Economia Sem Crise : Entre 1990 e 2002, o PIB agropecuário cresceu numa média de 3,20%, enquanto a economia como um todo ficou em 2,70%. Nos últimos cinco anos, o ritmo de crescimento do setor foi quase o dobro do registrado pelo país. Os agricultores brasileiros são os mais competitivos na produção de açúcar, soja, algodão e laranja. O país já é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango. Junto, o agronegócio representa cerca de 35% da economia brasileira.
As fazendas são cada vez mais dependentes da tecnologia de ponta e da gestão eficiente, a lista dos favorecidos inclui um contingente crescente da classe média. São especialistas em software, engenheiros, administradores, representantes de companhias de comércio exterior e empresas de máquinas e serviços agrícolas.
Outro Mundo : Nos pólos agrícolas bem-sucedidos de todas as regiões brasileiras, a lógica é diferente da das capitais. As altas do dólar são sempre comemoradas porque significam mais reais por tonelada vendida. A visão de mundo é diferente. Uma grande quebra de safra de açúcar na Austrália, de soja nos Estados Unidos, de café no Vietnã ou de algodão no Paquistão – que sempre passa despercebida nas metrópoles – é motivo de festa no interior.
(Fonte:Texto original revista Veja ed 1873
Prof. Silvio Araújo de Sousa)


Responda:
1- Explique de que maneira podemos contar a história do Brasil através dos ciclos econômicos. Por que estes ciclos sempre foram prejudiciais aos agricultores?
2- Explique a frase grifada no texto.

Nenhum comentário: