quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BARACK OBAMA, novo presidente dos EUA

05/11/2008 -

Eleito em votação histórica, Obama agora terá de enfrentar crise (Folha Online)

Depois de uma eleição histórica, o democrata Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e agora será o responsável por tirar o país da maior crise financeira desde a Grande Depressão, nos anos 1930.
Obama toma posse com o peso da desaceleração econômica e o fantasma da recessão assombrando os americanos. No mundo, ele assume com o peso de suas promessas de ampliar relações, encerrar a Guerra do Iraque e derrotar a Al Qaeda no Afeganistão.

Barack Obama chega em comício de sua vitória; ele enfrentará grandes desafios
"O caminho será longo. Nossa subida será íngreme. Nós talvez não cheguemos lá em um ano ou mesmo em um mandato", admitiu o presidente eleito, em seu discurso de vitória a 200 mil espectadores no parque Grant, em Chicago.
Obama foi eleito em uma votação que teve comparecimento recorde nos EUA. Segundo as estimativas do site Real Clear Politics, a disputa levou quase 66% dos 153,1 milhões eleitores registrados às urnas. Isso significa a maior taxa de participação desde 1908, quando restrições impediam todos os americanos de votar.
O democrata, apontam os analistas, entusiasmou os eleitores americanos com as promessas de mudança em um ano que o presidente George W. Bush enfrenta as piores taxas de aprovação das últimas décadas. Agora, terá de provar como trará novos ares para Washington.
"Ele vai chegar no governo e perceber que não tem dinheiro para as promessas que fez e aí estará diante de decisões difíceis e impopulares", afirma Donald Kettl, professor de ciência política da Universidade da Pensilvânia.
Obama enfrentará não apenas o curto orçamento, mas o desafio de transformar suas promessas de campanha sobre impostos, saúde, energia e educação em um grupo de prioridades do Legislativo para os seus dois primeiros anos no poder.
A habilidade de Obama para administrar as relações com os líderes democratas no Congresso, com os republicanos, e com congressistas liberais com agenda própria também terá forte influência sobre seu mandato. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u464512.shtml)

Vamos aguardar a posse e o início de seu governo, e esperemos que não decepcione seus eleitores.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá minha querida Olga.Tá tudo bem com minha ex-professora dos Andradas?Então você está aposentada,hein?Mas eu gosto muito de você,viu.Eu atualmente estou com
38 anos de idade.Sou solteiro e estou desempregado.Mas eu ajudo minha família no que posso.E gosto muito de história,geografia e de conhecimantos gerais.Vai ser muito legal esse nosso bate-papo no seu blog,viu Olga.E vê se tu manda uma resposta pra mim,viu.Beijos!!!!!!!!

Do seu ex-aluno e amigo
Emerson Gomes Ruiz
Av.Afonso Pena,726-apto.21
Ponta da Praia
Santos(SP)

Unknown disse...

O avô paterno do presidente Barack Obama se chama Hussein Onyango Obama(1895-1979).Ele trabalhou como cozinheiro dos missionários
em Nairobi,no Quênia.Durante a
Primeira Guerra Mundial,ele foi
recrutado para lutar pela Inglaterra,já que o Quênia era uma das colônias inglesas na África.Ele vistou a Europa e a Índia.E depois viveu por um tempo em Zanzibar,onde se converteu do cristanismo ao islã.Ele morreu com 84 anos.

Aguardo uma resposta sua.

Emerson Gomes Ruiz
Ponta da Praia
Santos

Unknown disse...

Olá Emerson, obrigada pelo carinho e por contribuir com informações para melhorar meu blog. Um abraço Olga