quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Direito de dirigir – Proibição não tem base legal

28.setembro.2011

Não existem leis que proíbam as sauditas de dirigir ou punições previstas para esses casos, mas clérigos conservadores que dominam o país editaram fatwas (decretos islâmicos) nesse sentido. É com base nesses decretos que o governo não permite que as mulheres tirem carteira de habilitação. No entanto, muitas mulheres sauditas que viveram no exterior retornaram com carteiras internacionais.

A interpretação da sharia (lei islâmica) pelos sauditas wahabitas – seguidores da versão mais extremista do Islã – também proíbe à mulher viajar, trabalhar, casar-se ou divorciar-se, ser admitida em um hospital ou viver sozinha sem a permissão de um homem da família.

Saudita é sentenciada a 10 chibatadas por dirigir

A Corte saudita sentenciou ontem uma mulher a dez chibatadas por dirigir. Shaima Jaistaina desafiou a proibição imposta às mulheres pelo governo. A decisão veio num momento de celebração para elas – no domingo, o rei Abdullah bin Abdulaziz al-Saud tinha anunciado que as mulheres poderão votar e se candidatar em eleições pela primeira vez desde que a monarquia se instalou no poder, há 88 anos.

Além de Shaima, outras dezenas de mulheres respondem na Justiça por dirigir automóveis e algumas delas passaram dias na cadeia. Esta, no entanto, essa é a primeira vez que uma delas é condenada. A informação foi passada pela ativista Samar Badawi e confirmada pela Anistia Internacional.

Em junho, Shaima, Samar e outras sauditas foram para as ruas à frente do volante e publicaram os vídeos em redes sociais. As imagens ganharam o mundo em um período turbulento no mundo árabe – foi a primavera delas.

http://blogs.estadao.com.br/radar-global/direito-de-dirigir-%E2%80%93-proibicao-nao-tem-base-legal/


Tempestade solar atinge a Terra 'de raspão', diz Nasa

No seu auge, a tempestade foi qualificada como de forte a severa pelo Laboratório Espacial Goddard

28 de setembro de 2011
Reuters

WASHINGTON - Uma tempestade solar surgida em uma gigantesca mancha no Sol atingiu a Terra "de raspão", causando poucos transtornos nos sistemas elétricos, disseram especialistas dos EUA.

"A atual tempestade está provavelmente no fim", disse Joe Kunches, cientista do Centro de Previsão do Clima Espacial, ligado à Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA. "O vento solar que estava realmente energizado... parece já ter passado por nós."

No seu auge, a tempestade foi qualificada como de forte a severa pelo Laboratório Espacial Goddard, da Nasa, nos arredores de Washington.

A tempestade de partículas carregadas vindas do Sol - o chamado vento solar - foi gerada depois que a gigantesca mancha solar 1302 expeliu uma rajada de material solar, na manhã de sábado, 24, segundo nota da Nasa.

A mancha 1302 era grande a ponto de poder ser vista sem telescópio a partir da Terra, embora isso fosse desaconselhável devido aos riscos para o olho humano. Ela tem cerca de 160 mil quilômetros de diâmetro, espaço suficiente para caberem dez Terras lado a lado.

A tempestade solar gerada pela ejeção de massa atingiu o nível G3, numa escala que vai de G1 a G5, segundo a NOAA.

A "labareda" propriamente dita foi da categoria X1.9, chegando perto do topo da escala, mas os cientistas dizem que isso já era esperado na atual fase do ciclo solar, que tem duração de 11 anos. O pico da atividade solar, segundo os cientistas, vai ocorrer em meados de 2013.

As tempestades solares podem interferir em satélites, redes elétricas e sistemas de navegação como o GPS, mas ao que tudo indica a atual tempestade não causou grandes transtornos. Pessoas em latitudes muito baixas podem ter visto auroras boreais mais fortes.

Isso provavelmente ocorreu porque a mancha solar 1302 ficava perto da borda do disco solar que vemos da Terra. Por isso, segundo a NOAA, a tempestade atingiu apenas "de raspão" o campo magnético que cerca o nosso planeta.

Se tivesse atingido a Terra em cheio, disse a agência, "a tempestade geomagnética poderia ter atingido níveis 'severos' a 'extremos'."

A movimentação do Sol e da Terra nos últimos três dias já colocariam a mancha em posição frontal, mas sua atividade já parece ter diminuído, segundo os cientistas.

domingo, 25 de setembro de 2011

Rei da Arábia Saudita anuncia o direito de voto às mulheres

AFP- 25 de setembro de 2011
O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou neste domingo de voto e elegibilidade nas eleições municipais às mulheres, em um discurso pronunciado diante do conselho municipal consultivo.
Créditos: AFP
Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidatar a um cargo neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas. "A partir do próximo mandato, a mulher terá o direito de participar nas eleições e direito a voto, em conformidade com os princípios do Islã", afirmou o rei.

As eleições municipais que serão realizadas na próxima quinta-feira, as segundas na história do reino, ainda não contará com a participação das mulheres.

A votação deverá preencher metade das 285 cadeiras nos conselhos municipais do reino. A outra metade é nomeada pelo governo. Ativistas dos direitos da mulher há muito lutam pelo direito ao voto no reino, segundo a versão rígida do Islã sunita, que proíbe que as mulheres dirijam carros ou viagem sem o consentimento de um homem.

sábado, 24 de setembro de 2011

TRABALHANDO COM FOTOS - Imagens da semana - 17 a 23 de setembro de 2011

Buraco Negro


22 se setembro - Espaço sideral - Ilustração artística mostra a ação do buraco negro GX 339-4 no momento em que engole uma estrela vizinha, em imagem divulgada pela Nasa. (Foto: Nasa)


Palestina 2

21 de setembro - Ramalah, Csijordânia - Milhares de pessoas em manifestação pró-Estado da Palestina. Na sexta-feira (23), os palestinos fizeram o pedido oficial por um Estado na ONU. (Foto: AP)


China

21 de setembro - China - Foguete Long March II-F, que está parado no Centro Espacial Jiuquan, vai carregar o primeiro módulo da estação espacial Tiangong-1. (Foto: AP)
Vassouras

Palestina

Dia Mundial sem carro

22 de setembro - Brasília, DF - Pessoas usam bicicleta no Dia Mundial sem carro na capital nacional. Pelo mundo milhares usaram a bicicleta para conscientizar sobre seu uso.