terça-feira, 31 de maio de 2011

Senado aprova realização de plebiscito sobre criação do Estado de Tapajós

(por Jose Orenstein - 31.maio.2011)

Andrea Jubé e Rosa Costa

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 31, em votação simbólica, o projeto de decreto legislativo que prevê a convocação de um plebiscito para ouvir a população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós. A matéria seguirá à promulgação e caberá à Justiça Eleitoral os procedimentos e a definição de data para a realização da consulta popular.
De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a proposta estabelece que o novo Estado resultará da separação de 27 municípios do sul e sudeste do Pará, entre eles a cidade de Santarém, tida como a futura capital no caso de efetivação da proposta. Os senadores aprovaram o substitutivo da Câmara dos Deputados, que incluiu dois novos municípios, Mojuí dos Campos e Senador José Porfírio, à área do futuro Estado.
A proposta foi aprovada na semana passada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Único voto contrário na comissão, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que precisaria ter mais informações sobre a região, antes de decidir pelo desmembramento dos municípios. “Considero que a divisão de território deveria ser objeto de estudos apurados sobre sua viabilidade econômica”, alegou.
Ainda durante o debate na CCJ, o senador Pedro Taques (PDT-MT) lembrou que a divisão dos Estados não significa, necessariamente, que a região a ser dividida se desenvolverá. “Não é o fato de nós darmos autonomia à região que teremos desenvolvimento econômico naquela região”, observou. Segundo o pedetista, existem estimativas de que a criação de uma nova unidade da federação pode custar até R$ 4 bilhões.
No entanto, ele ponderou que não acompanharia o voto contrário de Aloysio Nunes porque é um “entusiasta da consulta popular”. Segundo Taques, o povo precisa ser ouvido sobre a divisão do Estado. “Depois, nós consideraremos essas questões econômicas”, defendeu, durante a votação da matéria na CCJ.


Carajás


O Congresso já aprovou projeto que prevê um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás, que estaria localizado a sul e sudeste do Pará e teria como capital a cidade de Marabá.

O novo estado seria formado por 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do Pará.



http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/05/31/senado-aprova-realizacao-de-plebiscito-no-para-para-criacao-do-estado-de-tapajos/

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,351835,Senado+aprova+plebiscito+criacao+estado+Tapajos.aspx


Professor pode começar a explorar esse assunto falando das mudanças que ocorrerão:
-livros, atlas, bandeira nacional, economia, governo, Câmaras estadual e federal, Senado, e sobre tudo para a população.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dinamarca vai reivindicar polo Norte e grande área no Ártico

17/05/2011
DA BBC BRASIL

O governo da Dinamarca afirmou nesta terça-feira que planeja reivindicar uma grande área localizada no oceano Ártico, incluindo o polo Norte.

"Esperamos que a Dinamarca consiga ser bem-sucedida na reivindicação de uma área que, entre outras coisas, inclui o polo Norte", disse a ministra das Relações Exteriores dinamarquesa, Lene Espersen, por meio de um comunicado.

As declarações foram feitas um dia depois que a mídia local divulgou a notícia sobre um documento do governo que detalha como o país pretende fazer a reivindicação.

Slim Allagui - set.2004/France PresseDinamarca quer aumentar seu território dentro do Círculo Polar Ártico; na foto, barco de pesca nas águas da Groenlândia

Espersen disse que a chancelaria dinamarquesa prepara um documento, que deve ser publicado em meados de junho, com a estratégia do país para a região para os próximos dez anos.

O documento deve ser submetido à ONU. Atualmente, o território dinamarquês situado dentro ou próximo do Círculo Polar Ártico inclui as ilhas Faroe e a Groenlândia.

RECURSOS

Rússia, Estados Unidos, Canadá e Noruega também reivindicam grandes áreas do Ártico.

Acredita-se que a região concentra cerca de 25% das reservas ainda não descobertas de gás e petróleo.

Os recursos naturais do Ártico vêm se tornando mais acessíveis com o derretimento do gelo, devido ao aquecimento global.

Além de recursos minerais, o derretimento do gelo viabiliza novas rotas comerciais para navios e locais de pesca.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/916950-dinamarca-vai-reivindicar-polo-norte-e-grande-area-no-artico.shtml

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mar agitado causa danos e interrompe trânsito em Santos

03/05/2011
SÉRGIO MADURO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma forte ressaca atingiu na tarde desta terça-feira a Ponta da Praia, em Santos (litoral de São Paulo), e causou estragos. As águas invadiram a parte urbanizada, provocando pequenos danos em estruturas --como muretas e calçamento-- e obrigando a interrupção do trânsito.

Segundo as informações da Defesa Civil da cidade, as ondas atingiram cerca de dois metros e invadiram a pista e as calçadas da avenida Almirante Saldanha Marinho.

Desde as 15h, a CET realizou o bloqueio total da via, a partir do canal 6, no sentido José Menino-Ponta da Praia, quando as águas começaram a invadir a pista, trazendo muito entulho. A CET recomenda, como rota alternativa, a avenida do canal 6 (av. Coronel Joaquim Montenegro).

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, desde as 12h30 havia bloqueio parcial na altura do Aquário Municipal, na av. Bartolomeu de Gusmão. Na mesma avenida, nas proximidades da igreja do Embaré (canal quatro), há alagamento, mas sem interdição.

A rua Pindorama, próxima ao canal 3, também está totalmente bloqueada.

Ernesto Tabuchi, 42, coordenador técnico da Defesa Civil, prevê ondas de cerca de 2,6 metros na madrugada desta quarta. Segundo Tabuchi, as águas devem continuar invadindo a pista durante a noite.

Odair Alonso, 50, meteorologista da Defesa Civil de Santos, informou que o fenômeno se deve à persistência do vento sul e que continuará até quinta-feira. Ele também alertou para os riscos de afogamento de banhistas, devido ao forte refluxo do mar, principalmente na vazante.






A chegada de uma frente fria à Baixada Santista, em São Paulo, fez a maré subir 1,5 metro e causou ressaca na região na tarde desta terça-feira (3). Na Ponta da Praia, em Santos, o mar agitado avançou nas muretas e inundou parte da avenida.

A subida da maré também provocou transtornos em São Vicente. A Defesa Civil informou que o nível do canal do bairro Catiapoã subiu, alagando ruas ao redor.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Santos e em São Vicente será parcialmente nublado, com possibilidade de chuviscos na quarta-feira (4). A temperatura máxima prevista é de 25ºC e a mínima, de 17ºC


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/910846-mar-agitado-causa-danos-e-interrompe-transito-em-santos.shtml

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/frente-fria-causa-ressaca-no-litoral-de-sao-paulo.html

terça-feira, 3 de maio de 2011

População mundial vai passar de 7 bilhões em outubro, diz ONU

03/05/2011
DA REUTERS, NA ONU

A população mundial deve superar os 7 bilhões em 31 de outubro, e pode chegar aos 10 bilhões até o fim do século, segundo um relatório divulgado na terça-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O texto prevê também que a população global em meados do século será maior do que na previsão anterior, feita há dois anos -- deve chegar a 9,31 bilhões, em vez de 9,15 bilhões. Isso ocorre devido a uma menor mortalidade e maior natalidade do que o previsto.

A data de 31 de outubro para chegar à marca dos 7 bilhões se baseia em cálculos das tendências atuais, mas Hania Zlotnik, chefe da divisão populacional do departamento econômico da ONU, disse que isso deve ser visto "com um pé atrás."

Apesar disso, o Fundo Populacional da ONU pretende iniciar em 24 de outubro uma contagem regressiva com uma série de eventos. O mundo chegou aos 6 bilhões de habitantes em 1998, e em 1º de julho de 2010 tinha 6,89 bilhões.

O relatório projeta que haverá 10,1 bilhões de pessoas no planeta em 2100 -- é a primeira vez que a ONU faz uma estimativa com tanta antecedência. Se a taxa média de fertilidade for de meio filho a mais por mulher, seria o suficiente para chegar a quase 16 bilhões até o fim do século.

Funcionários da ONU disseram que seus dados se baseiam na premissa de que a taxa de fertilidade irá se estabilizar ao longo do século. Numa entrevista coletiva, porém, Zlotnik disse que "a estabilização da população não nos parece muito provável neste momento."

As nações precisam encontrar um equilíbrio entre a fertilidade alta, com um crescimento populacional que sobrecarrega os recursos, principalmente alimentícios, e a baixa fertilidade, que leva ao envelhecimento populacional e abala os serviços sociais, como já vem acontecendo em alguns países europeus.

"Todos os países vão envelhecer se suas populações não explodirem ainda mais do que estão explodindo agora," disse Zlotnik.

Outra fonte da ONU, Gerhard Heilig, disse na entrevista coletiva que a população da China, atualmente em cerca de 1,34 bilhão, vai recuar a menos de 1 bilhão até 2100. A Rússia deve cair dos atuais 143 milhões para 126 milhões em 2050, e para 111 milhões até o fim do século.

Para Babatunde Osotimehin, chefe do Fundo Populacional da ONU, as novas cifras globais "salientam a urgente necessidade de fornecer um planejamento familiar seguro e eficaz às 215 milhões de mulheres que não têm acesso a ele."

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/910903-populacao-mundial-vai-passar-de-7-bilhoes-em-outubro-diz-onu.shtml

Índice de pobreza no Brasil cai 50% em oito anos

Estudo da Fundação Getúlio Vargas indica ainda que em 2010 o País atingiu menor nível de desigualdade de renda desde 1960

03 de maio de 2011

Mônica Ciarelli, de O Estado de S. Paulo

RIO - A pobreza no Brasil caiu 50,64% entre dezembro de 2002 e dezembro de 2010, período em que Luiz Inácio Lula da Silva esteve à frente da presidência da República. O dado consta da pesquisa divulgada nesta terça-feira, 3, pelo professor do Centro de Politica Social da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcelo Neri. O critério da FGV para definir pobreza é uma renda per capita abaixo de R$ 151. A desigualdade dos brasileiros, segundo ele, atingiu o "piso histórico" desde que começou a ser calculada na década de 60.

Segundo o estudo, a queda da pobreza nos mandatos de Lula superou a registrada durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, incluindo o período de implementação do Plano Real. Nesse período, a pobreza caiu 31,9%. "Acho que essa década (anos 2000) pode ser chamada de década da redução da desigualdade; assim como os anos 90 foram chamados de década da estabilização", afirmou Neri.

O estudo toma como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad) e Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Pela pesquisa, a renda dos 50% mais pobres cresceu 67,93% entre dezembro de 2000 e dezembro de 2010. No mesmo período, a renda dos 10% mais ricos cresceu 10%.

Desigualdade. A desigualdade de renda dos brasileiros caiu nos anos 2000 para o menor patamar desde que começou a ser calculada, mas ainda está abaixo do padrão dos países desenvolvidos, segundo Neri. Ele tomou como base para o estudo o índice de Gini, que começou a ser calculado nos anos 60. Com esse resultado, o País recuperou todo o crescimento da desigualdade registrado nas décadas de 60 a 80.
O índice Gini brasileiro está em 0,5304, acima do taxa de 0,42 dos Estados Unidos. Quanto mais próximo do número 1, maior a desigualdade. "Acredito que ainda vai demorar mais uns 30 anos para que possamos chegar aos níveis dos EUA", estimou Neri.

Para o professor da FGV, o aumento da escolaridade e o crescimento dos programas sociais do governo foram os principais responsáveis pela queda da diferença de renda dos brasileiros mais ricos e mais pobres entre 2001 e 2009. "Isso mostra que a China não é aqui", afirmou. E completou: "O grande personagem dessa revolução é o aumento da escolaridade. Mas, ainda temos a mesma escolaridade do Zimbábue", mostrando que há um longo caminho a ser percorrido.


http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,indice-de-pobreza-no-brasil-cai-50-em-oito-anos,714372,0.htm

Veja também

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-tem-16-2-milhoes-em-situacao-de-pobreza-extrema--aponta-ibge,714242,0.htm