quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mar agitado causa danos e interrompe trânsito em Santos

03/05/2011
SÉRGIO MADURO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma forte ressaca atingiu na tarde desta terça-feira a Ponta da Praia, em Santos (litoral de São Paulo), e causou estragos. As águas invadiram a parte urbanizada, provocando pequenos danos em estruturas --como muretas e calçamento-- e obrigando a interrupção do trânsito.

Segundo as informações da Defesa Civil da cidade, as ondas atingiram cerca de dois metros e invadiram a pista e as calçadas da avenida Almirante Saldanha Marinho.

Desde as 15h, a CET realizou o bloqueio total da via, a partir do canal 6, no sentido José Menino-Ponta da Praia, quando as águas começaram a invadir a pista, trazendo muito entulho. A CET recomenda, como rota alternativa, a avenida do canal 6 (av. Coronel Joaquim Montenegro).

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, desde as 12h30 havia bloqueio parcial na altura do Aquário Municipal, na av. Bartolomeu de Gusmão. Na mesma avenida, nas proximidades da igreja do Embaré (canal quatro), há alagamento, mas sem interdição.

A rua Pindorama, próxima ao canal 3, também está totalmente bloqueada.

Ernesto Tabuchi, 42, coordenador técnico da Defesa Civil, prevê ondas de cerca de 2,6 metros na madrugada desta quarta. Segundo Tabuchi, as águas devem continuar invadindo a pista durante a noite.

Odair Alonso, 50, meteorologista da Defesa Civil de Santos, informou que o fenômeno se deve à persistência do vento sul e que continuará até quinta-feira. Ele também alertou para os riscos de afogamento de banhistas, devido ao forte refluxo do mar, principalmente na vazante.






A chegada de uma frente fria à Baixada Santista, em São Paulo, fez a maré subir 1,5 metro e causou ressaca na região na tarde desta terça-feira (3). Na Ponta da Praia, em Santos, o mar agitado avançou nas muretas e inundou parte da avenida.

A subida da maré também provocou transtornos em São Vicente. A Defesa Civil informou que o nível do canal do bairro Catiapoã subiu, alagando ruas ao redor.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Santos e em São Vicente será parcialmente nublado, com possibilidade de chuviscos na quarta-feira (4). A temperatura máxima prevista é de 25ºC e a mínima, de 17ºC


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/910846-mar-agitado-causa-danos-e-interrompe-transito-em-santos.shtml

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/frente-fria-causa-ressaca-no-litoral-de-sao-paulo.html

Nenhum comentário: