quarta-feira, 5 de novembro de 2008

FUSO HORÁRIO DO BRASIL

Mudança no fuso horário de três estados

Os estados do Acre e Amazonas terão diferença de apenas uma hora em relação a Brasília. Pará terá o mesmo horário da capital federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto de lei que reduz o fuso horário do Acre e de parte dos estados do Amazonas e do Pará.
A diferença do horário do Acre em relação ao horário oficial de Brasília cairá de duas para apenas uma hora. O estado do Amazonas, que tinha seis municípios com duas horas de diferença para Brasília, ficará todo com uma hora a menos em relação à capital. E o estado do Pará ficará todo com o mesmo fuso horário de Brasília. Antes da mudança, parte do estado tinha uma hora a menos em relação à capital federal.
Um dos objetivos do projeto é permitir maior integração com o sistema financeiro do país, facilitar as comunicações e o transporte aéreo. O projeto é do senador Tião Viana (PT-AC).
A lei de nº- 11.662, DE 24 DE ABRIL DE 2008, foi publicada dia 25 de abril de 2008, no Diário Oficial da União
Esta lei: “Altera as alíneas “b” e “c” e revoga a alínea “d” do art. 2o do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, a fim de modificar os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso horário Greenwich “menos quatro horas”, e da parte ocidental do Estado do Pará do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”.
(Fonte: Diário Oficial da União)

BARACK OBAMA, novo presidente dos EUA

05/11/2008 -

Eleito em votação histórica, Obama agora terá de enfrentar crise (Folha Online)

Depois de uma eleição histórica, o democrata Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e agora será o responsável por tirar o país da maior crise financeira desde a Grande Depressão, nos anos 1930.
Obama toma posse com o peso da desaceleração econômica e o fantasma da recessão assombrando os americanos. No mundo, ele assume com o peso de suas promessas de ampliar relações, encerrar a Guerra do Iraque e derrotar a Al Qaeda no Afeganistão.

Barack Obama chega em comício de sua vitória; ele enfrentará grandes desafios
"O caminho será longo. Nossa subida será íngreme. Nós talvez não cheguemos lá em um ano ou mesmo em um mandato", admitiu o presidente eleito, em seu discurso de vitória a 200 mil espectadores no parque Grant, em Chicago.
Obama foi eleito em uma votação que teve comparecimento recorde nos EUA. Segundo as estimativas do site Real Clear Politics, a disputa levou quase 66% dos 153,1 milhões eleitores registrados às urnas. Isso significa a maior taxa de participação desde 1908, quando restrições impediam todos os americanos de votar.
O democrata, apontam os analistas, entusiasmou os eleitores americanos com as promessas de mudança em um ano que o presidente George W. Bush enfrenta as piores taxas de aprovação das últimas décadas. Agora, terá de provar como trará novos ares para Washington.
"Ele vai chegar no governo e perceber que não tem dinheiro para as promessas que fez e aí estará diante de decisões difíceis e impopulares", afirma Donald Kettl, professor de ciência política da Universidade da Pensilvânia.
Obama enfrentará não apenas o curto orçamento, mas o desafio de transformar suas promessas de campanha sobre impostos, saúde, energia e educação em um grupo de prioridades do Legislativo para os seus dois primeiros anos no poder.
A habilidade de Obama para administrar as relações com os líderes democratas no Congresso, com os republicanos, e com congressistas liberais com agenda própria também terá forte influência sobre seu mandato. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u464512.shtml)

Vamos aguardar a posse e o início de seu governo, e esperemos que não decepcione seus eleitores.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

BACIA DE SANTOS

Petrobras encontra óleo leve na Bacia de Santos, acima da camada de sal
(
26/09 - 17:53 - Valor Online)


RIO DE JANEIRO - A Petrobras comprovou a presença de óleo no poço 1-BRSA-658-SPS (1-SPS-57), localizado ao sul da Bacia de Santos, em reservatórios arenosos acima da camada de sal. Embora não esteja situado no pré-sal, essa descoberta, segundo fato relevante enviado pela companhia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), "confirma o bom potencial de óleo leve nas porções de águas rasas daquela bacia".
Segundo a empresa, o volume de óleo recuperável na região pode ser de cerca de 150 milhões de barris de óleo equivalente.O poço situa-se no bloco S-M-1289 da concessão BM-S-40, no qual a Petrobras detém 100% de participação. O bloco está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em lamina d'água de 274 metros, e fica a 9,3 quilômetros da primeira descoberta na região, no poço 1-SPS-56, no prospecto de Tiro, que foi anunciada em maio deste ano."Embora ainda esteja na fase preliminar de avaliação, a empresa, baseada nos dois poços e nas anomalias dos dados sísmicos, estima que o volume recuperável de óleo nessa área seja de aproximadamente 150 milhões de barris de óleo equivalente", diz o fato relevante.Os reservatórios descobertos são do tipo arenoso e estão situados a aproximadamente 2.060 metros de profundidade. Segundo a Petrobras, a produtividade dos reservatórios será avaliada imediatamente por meio de um teste de formação a poço revestido."As dimensões das descobertas feitas por esses poços só serão definidas após Plano de Avaliação que será proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão BM-S-40", diz o fato relevante. (
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/09/26/petrobras_encontra_oleo_leve
_na_bacia_de_santos_acima_da_camada_de_sal_1940358.html)

Geograficamente, a BACIA DE SANTOS ocupa uma área de aproximadamente 352 mil km2, abrangendo parte do litoral do Rio de Janeiro, toda a faixa litorânea de São Paulo e do Paraná e parte do litoral de Santa Catarina. Economicamente, tem-se na BACIA DE SANTOS a expectativa de um crescimento continuo, aliado ao futuro promissor nas atividades relacionadas com petróleo e gás, que consequentemente trarão inúmeros benefícios econômicos para a região, como o aumento nas oportunidades de emprego, o desenvolvimento do turismo de negócios, o crescimento e a valorização imobiliário, o aperfeiçoamento e o aumento das instituições de ensino de capacitação profissional, entre outros. Empresas reconhecidas internacionalmente e o governo tem investido alto na região, acreditando no seu potencial econômico.
Visite o site: www.baciadesantos.com

Eleições nos EUA

04/11/2008 Folhaonline

Erros e falhas em urnas aumentam filas de votação nos EUA



As eleições gerais deste ano devem ter comparecimento recorde de 130 milhões, mas parte das longas filas que se vêem nos locais de votação em todo o país é resultado do complicado sistema de votação americano, erros e falhas nas urnas eletrônicas. Na eleição de 2004, 125,7 milhões votaram, 63,8% dos eleitores registrados.

Na Virgínia, conforme afirma a CNN, houve relatos de problemas como quebra de urnas eletrônicas e falha no leitor ótico das cédulas de votação. Em Chesapeake e Virginia Beach, os eleitores tiveram que recorrer às cédulas de papel para votar na disputa presidencial entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.

Eleitores votam em Columbus, Ohio, em dia de eleições que deve ter comparecimento recorde. No Condado de Cuyahoga, Ohio, a porta-voz do Comitê de Eleições, Kimberly Bartlett, afirmou que, nas primeiras horas, os eleitores receberam apenas a segunda das duas folhas da cédula de votação, que inclui não apenas os candidatos presidenciais, como os candidatos a 35 cadeiras do Senado e às vagas da Câmara dos Deputados.
Em Raleigh, Carolina do Norte, o diretor do Comitê de Eleições do Condado Wake relatou atrasos na entrega das cédulas e problemas causados pelas chuvas, que atingiram várias partes do país.
Em Kansas, Missouri, a eleitora Jessie Sargent disse esperar na fila há horas por problemas na lista de eleitores. "Era 5h quando eu cheguei e era a oitava na fila", disse. "Eu cheguei na mesa e percebi que eles tinham os cadernos errados. Depois de trocarem os cadernos, eles ainda acharam que estava errado e demoraram para perceber que o problema era a ordem das páginas".
"Havia muitas pessoas que deixaram a fila para ir para a escola ou o trabalho e eles não tinham cédulas provisórios ou livros para assinar", disse Sargent.

Atrasos

Eleitores votam em Salisbury, Carolina do Norte; eleitores relatam problemas na hora da votação.
Em Virginia Beach, um dos locais de votação abriu mais tarde porque os funcionários responsáveis se atrasaram. Em um outro distrito do Estado, a diretora de uma biblioteca dormiu demais e também atrasou o início da votação. No Condado de Fairfax, vários cartões de memória das urnas eletrônicas falharam.
Em Richmond, relata a CNN, os eleitores do Centro de Matemática e Ciência também tiveram que votar com cédulas de papel por problemas nas máquinas, que já foram resolvidos.
Um eleitor de Shaker Heights, em Ohio, afirmou à rede que sua cédula de votação não incluía a opção para a disputa presidencial.
Eleitores no Texas, Missouri, Mississippi, Alabama e Arkansas disseram à CNN ter recebido mensagens de texto dizendo aos democratas para votar nesta quarta-feira, quando a votação estará encerrada. Um e-mail enviado a eleitores do arkansas dizia aos eleitores que eles poderiam depositar as cédulas amanhã.